Amapá tem blecaute geral em 13 municípios do estado; veja as consequências

Estado do Amapá deverá permanecer em blecaute pelos próximos 15 dias. Na última semana, um incêndio em Macapá corrompeu todo o sistema elétrico do estado fazendo com que 13 de seus 16 de municípios ficassem sem serviços de saúde, estações de tratamento de água e comunicação.  

Amapá tem blecaute geral em 13 municípios do estado; veja as consequências (Imagem: Google)
Amapá tem blecaute geral em 13 municípios do estado; veja as consequências (Imagem: Google)

De acordo com representantes do governo será necessário restaurar os transformadores, por isso a população deverá aguardar por ao menos duas semanas.

O blecaute que vem afetando a região do Amapá teve início nessa terça-feira (03). De acordo com as informações concedidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve um incêndio nas usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes fazendo com que seus transformadores passarem de funcionar.  

Desde então quase todo o estado está sem energia, tendo em vista que o transformador danificado era o único responsável por fazer a distribuição elétrica entre as cidades.

As poucas regiões que se mantém em estado normal apresentam um sistema próprio e por isso não foram danificadas. 

Diante do cenário caótico, o ministro de Minas e Energia foi até o estado, na quarta-feira (04), para acompanhar a crise. Ele afirmou que será necessário realizar um novo tratamento no óleo do transformador incendiado e também solicitou um novo gerador para garantir que o erro não se repita.  

A previsão inicial era que a energia voltaria na quinta-feira (06). Entretanto essa data precisou ser remarcada para os próximos 15 dias tendo em vista que será quando o novo transformador chegará no estado.  

É válido ressaltar ainda que a estabilidade total do sistema elétrico só ocorrerá em 30 dias, quando um terceiro transformador for instalado. 

População descoberta  

Uma reportagem especial do G1 mostrou que a realidade da população se tornou preocupante. Sem energia, muitos estão sem acesso a alimentação, serviços básicos de saúde e até mesmo meios de comunicação com parentes e familiares.  

Há filas em postos e supermercados que possuem geradores para tentar carregar alguns aparelhos celulares.

Questionado sobre o assunto o presidente Jair Bolsonaro informou que a responsabilidade era da gestão local que não realizou a manutenção necessária dos transformadores.  

— Pode ser que justifique, mas, a princípio, dez meses de manutenção é um tanto quanto complicado. O outro não estava bem, funcionando de forma precária, e o terceiro, que estava bem, acabou explodindo. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.