Governo do Amapá aplica simulado online do Enem neste final de semana; participe!  

Quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amapá conta com a ajuda do Governo Estadual para estudar para a prova. Os estudantes vão poder realizar um simulado online e gratuito. A primeira prova já acontece no domingo (25), e a segunda será em 1º de novembro. Confira a seguir como participar. 

Governo do Amapá aplica simulado online do Enem neste final de semana; participe!  
Governo do Amapá aplica simulado online do Enem neste final de semana; participe!  (Imagem: reprodução/Google)

Quem está organizando o simulado é a Secretaria Estadual de Educação (SEED) e a iniciativa faz parte de um cursinho preparatório, o projeto Central do Enem, que é ofertado para a comunidade geral do Amapá. 

A coordenadora do projeto Central do Enem, Arnanda Oliveira, afirma que os simulados são de extrema importância nesta reta final para a prova.

Assim, os estudantes podem verificar quais são as áreas de conhecimento que mais precisam focar e quanto tempo levam para completar todo o exame.

“Com os simulados, o estudante pode analisar quais conhecimentos precisam de intensificação nos estudos. Neste primeiro seremos flexíveis e não vamos considerar os atrasos. Mas, no segundo simulado, que será em dezembro, tudo será de acordo com todas as regras do Enem, inclusive quantidade de questões e horário”, pontuou a coordenadora

Quem pode participar?

Os interessados em participar do simulado oferecido pelo Governo Estadual do Amapá podem ser estudantes de escolas públicas ou particulares. Também podem participar aqueles candidatos que já concluíram o ensino médio.

Como se inscrever?

Para participar, é preciso realizar uma inscrição por meio do site Central do Enem, disponível aqui. Lá, basta preencher o nome completo e o CPF e com isso terá acesso às provas. 

Como serão as provas?

A primeira etapa do simulado será realizada no próximo domingo (25), das 8h às 13h. São 40 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias. E outras 40 questões de ciências humanas. Neste dia, os estudantes também terão de fazer a redação.

Já a segunda prova ocorre em 1º de novembro. O tempo de duração dessa vez será menor, das 8h às 12h. Serão 30 questões de matemática e 30 questões de ciências da natureza.

A Seed explica que as provas só ficarão disponíveis durante o horário programado. E ainda aconselha que os participantes não se atrasem para responder com mais tranquilidade todas as questões.

Enem 2020

O Enem deste ano teve de ser reagendado devido a pandemia de coronavírus. As provas estão marcadas para acontecer entre janeiro e fevereiro de 2021. Confira: 

A prova impressa será nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. A versão digital das provas serão em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Mais de 5,7 milhões de estudantes se inscreveram no exame.