Estado do Amapá deverá permanecer em blecaute pelos próximos 15 dias. Na última semana, um incêndio em Macapá corrompeu todo o sistema elétrico do estado fazendo com que 13 de seus 16 de municípios ficassem sem serviços de saúde, estações de tratamento de água e comunicação.
De acordo com representantes do governo será necessário restaurar os transformadores, por isso a população deverá aguardar por ao menos duas semanas.
O blecaute que vem afetando a região do Amapá teve início nessa terça-feira (03). De acordo com as informações concedidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve um incêndio nas usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes fazendo com que seus transformadores passarem de funcionar.
Desde então quase todo o estado está sem energia, tendo em vista que o transformador danificado era o único responsável por fazer a distribuição elétrica entre as cidades.
As poucas regiões que se mantém em estado normal apresentam um sistema próprio e por isso não foram danificadas.
Diante do cenário caótico, o ministro de Minas e Energia foi até o estado, na quarta-feira (04), para acompanhar a crise. Ele afirmou que será necessário realizar um novo tratamento no óleo do transformador incendiado e também solicitou um novo gerador para garantir que o erro não se repita.
A previsão inicial era que a energia voltaria na quinta-feira (06). Entretanto essa data precisou ser remarcada para os próximos 15 dias tendo em vista que será quando o novo transformador chegará no estado.
É válido ressaltar ainda que a estabilidade total do sistema elétrico só ocorrerá em 30 dias, quando um terceiro transformador for instalado.
População descoberta
Uma reportagem especial do G1 mostrou que a realidade da população se tornou preocupante. Sem energia, muitos estão sem acesso a alimentação, serviços básicos de saúde e até mesmo meios de comunicação com parentes e familiares.
Há filas em postos e supermercados que possuem geradores para tentar carregar alguns aparelhos celulares.
Questionado sobre o assunto o presidente Jair Bolsonaro informou que a responsabilidade era da gestão local que não realizou a manutenção necessária dos transformadores.
— Pode ser que justifique, mas, a princípio, dez meses de manutenção é um tanto quanto complicado. O outro não estava bem, funcionando de forma precária, e o terceiro, que estava bem, acabou explodindo.