Caixa Econômica: Entenda como funciona a chave PIX no banco e como cadastrar a sua

Recentemente o Banco Central (BC) divulgou o lançamento do sistema de pagamentos e transferências instantâneos, o Pix, proporcionando assim uma nova forma de pagar e receber dinheiro de forma rápida e sem burocracia. Porém,  os consumidores possuem muitas dúvidas de como funcionará a ferramenta. Levando em consideração de que a Caixa Econômica Federal é a instituição mais importante do Brasil, confira logo abaixo para que serve a chave Pix da Caixa e como cadastrá-la.

Caixa Econômica: Entenda como funciona a chave PIX no banco e como cadastrar a sua
Caixa Econômica: Entenda como funciona a chave PIX no banco e como cadastrar a sua (Foto: Google)

Qual a função da chave Pix da Caixa?

O PIX é o sistema de pagamentos desenvolvido pelo BC que irá desburocratizar as transações bancárias. Isso inclui o que fazemos pelos cartões, boletos, TEDs e DOCs.

Existirá a possibilidade de realizar as transações sem a necessidade de obter todas as informações bancárias do recebedor. Apenas informe a Chave Pix de quem vai receber, e pronto.

Com o Pix da Caixa, as transações serão instantâneas, em menos de 10 segundos, e a qualquer momento, sendo até mesmo durante a madrugada ou nos domingos e feriados e não precisando mais esperar até o próximo dia útil ou o horário bancário para efetuar uma transferência, por exemplo.

Os pagamentos pelo Pix poderão ser realizados por meio do seu smartphone, tudo de forma digital. Pessoa física poderá ter até 5 chaves por conta, pessoa jurídica pode ter até 20 chaves por conta.

Preciso pagar para usar?

O Pix é gratuito para pessoas físicas. O custo para pessoas jurídicas (empresas) ainda não foi determinado, mas deverá ser menor em relação às opções atuais.

Vale ressaltar que as transações bancárias da forma tradicional vão poder continuar sendo feitas normalmente. Porém, você estará perdendo uma grande facilidade.

Como cadastrar sua chave Pix na Caixa

Calendário de implementação do Pix

YouTube video player
Sair da versão mobile