Banco do Brasil ou Caixa? Saiba qual o MELHOR banco para você abrir sua conta

Os bancos públicos são os preferidos da maioria dos correntistas por oferecerem o melhor custo benefício. Dentre eles, o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal, são as duas maiores instituições públicas do país. Confira um pequeno comparativo entre eles e saiba qual a melhor opção para você abrir sua conta.

Banco do Brasil ou Caixa? Saiba qual o MELHOR banco para você abrir sua conta (Imagem: Reprodução / Google)

Vale lembrar da importância de se ter uma conta em banco. A conta corrente é utilizada para diversas operações financeiras, podendo ser utilizada também para receber o salário, caso a empresa não abra uma conta salário ao trabalhador. Sem falar na segurança em deixar o dinheiro no banco, ao invés de guardá-lo em casa ou na carteira. Além disso, você tem acesso a outros serviços bancários como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, entre outros.

Vantagens dos bancos públicos

O Banco do Brasil e a Caixa são bancos federais, ou seja, são administrados pelo Governo Federal. É praticamente 100% garantido que ao colocar seu dinheiro em um desses bancos públicos, você não corre o risco de perdê-lo por uma fusão mal feita ou falência do banco, diferente do que acontece em bancos privados.

Suas taxas de juros são consideradas as menores do mercado brasileiro. Portanto, se você pensa em abrir uma conta para solicitar empréstimo ou adquirir um cartão de crédito, a melhor opção ainda são os bancos públicos.

Em relação à atendimento, as duas instituições em questão contam com a vantagem de serem os maiores do setor, assegurando que você encontrará uma agência ou caixa eletrônico sempre que for preciso espalhados pelo país.

O BB e a Caixa oferecem aplicativos e internet banking de excelentes qualidade. O uso dos mesmos, evita que você enfrente fila nas agências bancárias, pois muitos procedimentos podem ser resolvidos no conforto de sua residência. Os pacotes de serviços oferecidos também são mais baratos comparado à outros bancos, oferecendo aos correntistas um melhor custo benefício.

Desvantagens dos bancos públicos

Para a maioria dos serviços financeiros de empréstimos e financiamentos, os limites de crédito destes bancos são limitados. Por um lado, isso é até bom, caso não tenha muito controle dos seus gastos. Porém, se você é uma pessoa que administra bem o dinheiro e precisa de um empréstimo, pode ser frustrante não ter o limite desejado para atender suas necessidades.

O BB e a Caixa também costumam ser mais burocráticos. As exigências na hora de abrir uma conta, solicitar um empréstimo ou solicitar um cartão de crédito são bem maiores do que nos bancos privados.

Outra desvantagem são as filas enormes que se formam nos bancos públicos. Como são de preferência da maioria dos correntistas e, além disso, prestam diversos outros serviços aos cidadãos, eles ficam SEMPRE lotados.

Vantagens do Banco do Brasil

Os empréstimos pessoais e financiamentos de veículos do Banco do Brasil possuem taxas de juros menores que as da Caixa, além de ter limites maiores. Para os empresários, o BB também é mais vantajoso, pois possui os melhores cartões de crédito do mercado, as melhores condições de pagamentos e oferece serviços financeiros a preços mais justos.

Vantagens da Caixa Econômica Federal

A Caixa é o banco mais indicado para quem busca financiar um imóvel, pois tem as menores taxas do mercado e inúmeras facilidades. A instituição também é muito reconhecida pela Caderneta de Poupança, apesar de seguir as mesmas regras de todas as outras instituições.

O atendimento da Caixa também é aprimorado e quase sempre os funcionários são bem informados. Além disso, é uma dos bancos que mais possui caixas eletrônicos pelas ruas e opera em parceria com as Casas Lotéricas.

Conclusão

Tanto o Banco do Brasil como a Caixa priorizam alguns tipos de vantagens, mas a principal é em cima dos bancos privados. O indicado é que seja aberta uma conta cada um dos dos bancos, para assim aproveitas as vantagens conforme necessário. Caso não seja possível, avalie os pontos positivos e negativos de cada um deles antes de tomar uma decisão final.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!