INSS investe em exames médicos por vídeo para conceder benefícios; testes começam hoje (3)

O Instituto Nacional do Seguro Social começa nesta terça-feira (03) a realizar os testes da perícia online para a concessão do auxílio doença. Esse é o projeto-piloto do INSS para verificar a eficiência da telemedicina na realização da perícia médica.

INSS investe em exames médicos por vídeo para conceder benefícios; testes começam hoje
INSS investe em exames médicos por vídeo para conceder benefícios; testes começam hoje (Imagem: Reprodução/Google)

Nesta terça-feira (03) o INSS começou a realizar as perícias médicas online com o intuito de conceder o auxílio doença.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, “neste momento, o procedimento será para um grupo restrito de pessoas, os segurados das empresas que possuem acordo de cooperação com o INSS e que tenham formalizado o termo de adesão à experiência piloto.”.

Projeto-piloto do INSS

No início do mês passado o governo encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a proposta que pedia a permissão de realizar testes de perícias do INSS usando a telemedicina. O projeto surgiu após a cobrança do TCU para realizar alguma ação que fizesse a fila de concessão de benefícios diminuírem.

“Reforçamos que não se trata do início do serviço de realização de perícia médica com uso de telemedicina, mas tão somente uma experiência piloto”, informou a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

O projeto-piloto estar em vigor devido à pandemia de Covid-19 que fez com que houvesse um acúmulo de solicitações de perícias médicas, já que essas ficaram suspensas durante alguns meses e, mesmo com a volta dos atendimentos presenciais em algumas agências, as perícias não estão conseguindo dar conta da demanda.

Como funciona a perícia online?

Um médico do trabalho contratado pela empresa irá acompanhar o trabalhador na perícia médica virtual. No atendimento, o profissional irá realizar alguns testes solicitados pelo perito médico federal e responder um questionário.

O funcionário também terá que responder os questionamentos levantados pelo perito. O funcionário do INSS pode conceder o auxílio doença, negar ou solicitar o comparecimento do funcionário em uma das agências do Instituto, caso não seja possível deixar claro o direito ou não ao benefício.

Dessa maneira, o atendimento de perícia online só acontecerá para a concessão do auxílio doença de trabalhadores que tenham na empresa o médico do trabalho.

Dentro dessas regras, segundo o INSS, há cerca de 300 empresas aptas para realizar o procedimento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.