A partir de 2 de novembro os turistas brasileiros podem retornar às visitas e viagens à Argentina com a reabertura dos aeroportos do país. A medida ainda liberou os visitantes do Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile.
O objetivo do país, segundo o ministro do Turismo, Matías Lemmens, ao jornal La Nación, é reativar o setor de turismo para a temporada de verão que está próxima de começar. A expectativa é de recuperação para um dos setores da economia mais atingidos no país pela pandemia de coronavírus.
Segundo o governo argentino, a expectativa é de que entre novembro, o mês da liberação do retorno de turistas ao país. Em dezembro, mais de 50 mil brasileiros devem fazer turismo em toda a Argentina. Com volume menor de pessoas vindas do Uruguai e do Chile.
A Argentina ainda está de olho naqueles viajantes que veem o país como um destino barato devido à desvalorização da moeda local. A vantagem cambial é um dos fatores importantes que os turistas levam em consideração na hora de escolher um destino estrangeiro.
Em 2020, o mercado cambial na Argentina passou por algumas turbulências. O resultado no período de desvalorização no país resultou no valor do dólar paralelo a cotações superiores a 150 pesos.
O decreto que autoriza os voos regulares no aeroporto Ezeiza, que fica localizado próximo a capital Buenos Aires, foi publicado na última segunda-feira (26).
As visitas só serão possíveis por via aérea. Contudo, para quem vem do Uruguai, ainda é possível utilizar o transporte marítimo para chegar ao país.
Regras para embarcar para a Argentina
Será obrigatório que todos os turistas com destino à Argentina apresentem o teste de PCR com resultado negativo. O objetivo é distanciar o contágio por covid-19 no país. Ainda está sendo decidido pelo governo se os turistas terão de passar por um segundo teste ao chegar no país.
As fronteiras terrestres continuam fechadas, com isso o acesso ao país pelas estradas está impossibilitado. Somente por avião.
A abertura das fronteiras aéreas da Argentina é um projeto-piloto. Caso apresente resultados positivos, o governo do país também vai começar a receber turistas vindos de outros países, em especial, da Europa.