Governo desenvolve medidas para impulsionar o turismo no Brasil após período mais crítico da pandemia

O setor de turismo foi um dos mais atingidos pela pandemia da covid-19. Diante disso, o Governo Federal lançou nesta última terça-feira (10) um pacote de medidas a fim de acelerar a recuperação do setor e reduzir os impactos socioeconômicos após a paralização das atividades turísticas.

Governo desenvolve medidas para impulsionar o turismo no Brasil após período mais crítico da pandemia (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

O setor responde, hoje em dia, por cerca de 8,1% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e emprega, direta ou indiretamente, cerca de 7 milhões de pessoas no Brasil.

No primeiro semestre de 2020, o saldo entre contratações e demissões na economia do setor foi negativo em 364.044 postos de trabalho formais, comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), entre março e agosto deste ano, o setor de turismo perdeu 49,9 mil estabelecimentos, com vínculos empregatícios, devido a crise causada pelo coronavírus. Um saldo negativo equivalente a 16,7%. A CNC calcula que, durante o período, as atividades turísticas no Brasil perderam cerca de R$ 207,85 bilhões.

Retomada 

O conjunto de ações lançado pelo governo foi intitulado ‘Retomada do Turismo’ e conta com quatro iniciativas organizadas: preservar as empresas e empregos no setor; melhorar a estrutura e qualificação de destinos; implantar protocolos de biossegurança e promover incentivo às viagens.

O Palácio do Planalto espera ter resultados efetivos até 31 de julho do próximo ano. Os valores que serão destinado à cada medida e os detalhes de cada uma delas ainda não foram divulgados. As ações também irão reforçar a liberação de linhas de crédito para capitalizar empresas do setor e manter os colaboradores.

As medidas serão compartilhadas entre setores público e privado, terceiro setor e Sistema S. Dentre as atividades estão o incentivo à adesão do selo ‘Turismo Responsável’ e aos demais protocolos de segurança contra a covid-19 pelos prestadores de serviços turísticos e os próprios turistas.

“À você turista, nós podemos afirmar que o turismo brasileiro está preparado para recebê-lo. Procure os estabelecimentos que têm o selo do ‘Turismo Responsável’, são mais de 23 mil estabelecimentos em todo o Brasil, obedecendo todos os protocolos de biossegurança”, relatou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante o lançamento do programa.

Redescubra o Brasil

Junto à ‘Retomada do Turismo’, também foi lançada a campanha ‘Viaje com Responsabilidade’ e ‘Redescubra o Brasil’, onde uma série de vídeos com conteúdos específicos de cada estado do país serão veiculados em TV aberta, mídias sociais, promovendo viagens com destinos turísticos brasileiros.

AvatarGuilherme Moreira
Guilherme Moreira é formado em Criação e Produção Audiovisual pelo CBM (Centro Universitário Barão de Mauá). Atuou como roteirista, produtor e editor do SBT interior e na redação de blogs e sites informativos. Atualmente, trabalha como social media e redator do portal FDR. |  Instagram @guimemoreira