Veja como economizar na compra de passagens aéreas após alta dos valores 

Está planejando viajar no fim do ano? Com a alta dos valores de passagens aéreas, a população deve sentir no bolso os reajustes. Mesmo com a queda no número de vendas por conta da pandemia de coronavírus, os índices apontam um vertiginoso aumento nos preços. 

publicidade
Veja como economizar na compra de passagens aéreas após alta dos valores 
Veja como economizar na compra de passagens aéreas após alta dos valores (Imagem: arquivo/FDR)
publicidade

O aumento foi registrado em dois índices de inflação: o IGP-M, que é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que em setembro as passagens aéreas tiveram alta de 23,74%.

Já o segundo índice, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), apresenta uma alta mais branda, de 6,39%. O registro do IPCA de forma mais modesta ocorreu após quatro meses consecutivos de variações negativas.

Dois dos principais fatores que aumentaram o preço dos bilhetes aéreos foram a desvalorização do real e os custos operacionais das companhias aéreas, que ficaram mais altos devido às regras impostas pela pandemia de coronavírus. 

A expectativa é de que, com as festas, férias e viagens de fim de ano, os valores possam sofrer reajustes e os passageiros possam acabar pagando menos daqui alguns meses. 

Como economizar na compra de passagens aéreas

  • Compre as passagens com antecedência de, pelo menos, um mês para viagens nacionais e dois meses para internacionais;
  • Priorize voos de terça ou quarta-feira ou no meio de feriados e fora do horário comercial;
  • Se possível, faça diversas simulações de datas e horários antes de fechar a viagem;
  • De preferência a compra de passagens de ida e volta juntas;
  • Compare os preços das companhias aéreas em agências e sites de turismo;
  • Calcule a vantagem financeira de escolher aeroportos distantes do centro;
  • Cadastre-se no site das companhias áreas para receber promoções fora de época.
  • Use pontos do cartão de crédito para conseguir descontos. Diversas bandeiras têm opções promocionais de pontos cumulativos que podem ser trocados por descontos nas passagens.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o ideal, se possível, é realizar simulações em voos, dias e horários diferentes. Assim, as chances de encontrar um preço melhor aumentam. 

Ainda segundo a Abear e a Proteste, é bom também priorizar viagens nas terças e quartas-feiras, que são no meio da semana.

É ideal também observar os preços de viagens no meio de feriados e também fora de horário comercial. As chances de encontrar preços mais acessíveis seguindo essas dicas aumentam.

Lucas SantosLucas Santos
Lucas Santos é jornalista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui experiência em assessoria de imprensa na Prefeitura Municipal de Cariacica e redação de notícias para o portal FDR. | Instagram @lucas.sanp | LinkedIn @lucassantospto