Amazon atinge lucro recorde no terceiro trimestre e supera expectativas

Apesar do cenário de dificuldade financeira enfrentado por diversas empresas globais, a Amazon tem se destacado positivamente durante a fase de pandemia da covid-19. Segundo os resultados do terceiro trimestre, divulgados nesta quinta-feira (29), houve recorde de lucro da companhia.

Com aumento das vendas online, Amazon atinge lucro recorde no terceiro trimestre e supera expectativas
Com aumento das vendas online, Amazon atinge lucro recorde no terceiro trimestre e supera expectativas (Imagem: Bryan Angelo/Unsplash)

Por conta do aumento de compras online, devido à restrição social, a Amazon teve resultados acima dos estimados por analistas. O lucro líquido foi de US$ 6,3 bilhões. Este número foi o triplo do apontado no terceiro trimestre de 2019 —quando havia sido de US$ 2,1 bilhões.

Com relação à receita, o crescimento foi de 37% a mais que o mesmo período do ano anterior. O resultado mais recente é de US$ 96,1 bilhões. Em 2019, o valor foi de US$ 70,0 bilhões.

Conforme houve aumento de demanda, a empresa contou com a contratação de 400 mil pessoas pelo mundo. Com exceção dos funcionários temporários, a Amazon tem 1.125.300 pessoas na equipe.

Destaque para o serviço em nuvem

Outro resultado positivo apontado pela empresa foi com relação à divisão de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS). A alta foi de 29% em relação ao mesmo período de 2019. Com isso, a quantia recente é de US$ 11,6 bilhões.

Prime Day

Mais um destaque citado pelo relatório da empresa foi o Amazon Prime Day, que aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro. Por meio dela, os assinantes puderam encontrar milhares de produtos com descontos especiais. Houve a participação de 19 países este ano.

Projeção para este ano

Para o quarto trimestre deste ano, a Amazon espera atingir o valor de vendas entre US$ 112 bilhões e 121 bilhões. Com isso, o aumento seria de 28% a 38%, comparado ao terceiro trimestre de 2019.

Já em relação à receita operacional, a previsão está entre US$ 1 bilhão e US$ 4,5 bilhões. No último trimestre do ano passado, a quantia registrada foi de US$ 3,9 bilhões.

“Estamos vendo mais consumidores do que nunca fazendo compras antecipadas por seus presentes de Natal. Esse é um dos sinais de que teremos uma temporada de final de ano sem precedentes”, afirma Jeff Bezos, CEO da Amazon.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile