PIX: Cerca de 700 instituições financeiras ofertarão a nova solução de pagamentos em novembro, diz BC

O número de adesões do novo sistema de pagamentos e transferências instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC), o Pix, tem se destacado pelo seu grande potencial de sucesso. Até o momento, foram aprovadas 762 instituições (bancos, financeiras, fintechs, instituições de pagamentos etc) para oferecer o Pix.

PIX: Cerca de 700 instituições financeiras ofertarão a nova solução de pagamentos em novembro, diz BC
PIX: Cerca de 700 instituições financeiras ofertarão a nova solução de pagamentos em novembro, diz BC (Imagem: Divulgação/Banco Central)

De acordo com o Banco Central, o procedimento de adesão de instituições ao Pix a fim de oferecer a nova ferramenta para seus clientes a partir do seu lançamento no mês de novembro, foi encerrado no último dia 16, com a conclusão das etapas cadastral e homologatória.

As instituições que receberam a aprovação concluíram “com sucesso todos os testes necessários e estão prontas para ofertar o Pix de forma segura e em conformidade com os requisitos definidos pelo Banco Central”.

Segundo o BC, “a quantidade e a diversidade das instituições que estão aptas a ofertar o Pix reforçam o caráter aberto e universal do arranjo de pagamento, evidenciam a grande competitividade que o Pix traz ao mercado e demonstram o forte engajamento dos diversos agentes para a adoção do Pix”.

Mais instituições poderão oferecer o Pix a partir do mês de dezembro

O processo de adesão de instituições participantes ao Pix será reaberto permanentemente a partir de 1º de dezembro de 2020.

O Banco Central aponta que o cadastramento de chaves do Pix, pessoas físicas e jurídicas, não se confunde com o de instituições e seguirá aberto. Até a última segunda-feira (19), o BC divulgou que houve o cadastramento de 42.205.663 chaves.

Chaves Pix

As chaves Pix são vistas como o endereço da sua conta, que descartam a precisão do compartilhamento de dados bancários e pessoais a fim de efetuar pagamentos e transferências.

Existem 4 possibilidades para fazer o cadastro da chave Pix:

  • CPF ou CNPJ
  • Número de celular
  • E-mail
  • Chave aleatória

O CPF é a chave mais segura para fazer o cadastro no Pix

Com a entrada em vigor do Pix, as preocupações sobre a segurança das chaves da ferramenta apareceram.

Para o especialista em segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) é a alternativa mais confiável diante das outras opções para cadastrar porque dentro das opções essa é a única informação que não pode se modificar ao longo do tempo.

“O dado mais seguro é o CPF porque ele não vai mudar, por isso é considerado a chave mais valiosa”, disse Assolini.