Banco Central aprova 762 instituições para oferecer o PIX; todas passaram nos testes exigidos

O Banco Central (BC) divulgou que 762 instituições foram aprovadas para ofertar o PIX, nova modalidade de pagamentos instantâneos. Dentre elas bancos tradicionais, financeiras, fintechs e instituições de pagamentos.

O novo sistema de pagamentos estará disponível a partir do dia 16 de novembro
O novo sistema de pagamentos estará disponível a partir do dia 16 de novembro (Imagem: FDR)

Todas essas instituições concluíram com sucesso os testes necessários e estão preparadas para ofertar o PIX de forma segura e correta, conforme os requisitos definidos pelo BC. O processo de adesão de instituições ao PIX se encerrou no dia 16 de outubro e será reaberto a partir de 1º de dezembro.

 “A quantidade e a diversidade das instituições que estão aptas a ofertar o PIX reforçam o caráter aberto e universal do arranjo de pagamento, evidenciam a grande competitividade que o PIX traz ao mercado e demonstram o forte engajamento dos diversos agentes para a adoção do PIX”, apontou o BC.

Desde o dia 05 de outubro, os clientes estão liberados para registrarem suas chaves em suas instituições e, o Banco Central informou no fim desta quinta-feira (22) que já chegou a 50 milhões de cadastros de “chaves” de identificação.

O novo sistema de pagamentos estará disponível a partir do dia 16 de novembro.

O Banco Central tem divulgado apenas o número de chaves cadastradas, mas não o de usuários, pois cada pessoa física pode cadastrar até cinco chaves no PIX. Já pessoas jurídicas possuem o limite de 20 chaves. Ou seja, o número de chaves cadastradas tende a ser maior que o número de clientes cadastrados.

‘Chave’ PIX

A ‘chave PIX’ será a identificação entre um cliente e a conta bancária dele no sistema. Essa chave poderá ser um número de celular, um e-mail, o CPF ou até mesmo uma chave aleatória alfanumérica.

O cadastramento é necessário à todos aqueles que pretendem utilizar o PIX em transações financeiras, porém não é obrigatório.

A expectativa é que o PIX será o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito, instantâneo e estar disponível 24 horas por dia, por 7 dias por semana, inclusive feriados. A previsão é que a maioria das transações seja aprovada e finalizada em até 10 segundos.

Fiscalização de fraudes

Após relatos de fraudes no cadastramento das chaves, o BC iniciou processos formais de fiscalização das instituições participantes. Porém,  não informou quantas ao todo estariam sendo investigadas neste processo. Usuários estariam reclamando que tiveram chaves registradas sem a prévia autorização.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!