Ibovespa Futuro abre novamente com oscilações nesta sexta

Na manhã dessa sexta feira, o índice Ibovespa Futuro registrou variações. Por volta das 9h10, conforme o InfoMoney, o valor indicado para dezembro era de 102.295. A variação foi de baixa em 0,08%. Sobre o dólar para o vencimento em novembro, houve alta de 0,41%. O valor foi de R$ 5,571. Um dos grandes eventos que teve a atenção dos investidores foi o debate presidencial dos Estados Unidos.

Investidores acompanham de perto cenário econômico e político norte-americano
Investidores acompanham de perto cenário econômico e político norte-americano (Imagem: Gerd Altmann/Pixabay)

No fechamento de ontem, o Ibovespa registrou 101.917,73 pontos. A variação foi de 1,36%. Esse resultado foi o maior, desde o início de setembro, quando marcou 102.167, 65 pontos. Com relação ao dólar, a cotação na venda foi de R$ 5,594 no fechamento de ontem.

Último debate presidencial nos Estados Unidos antes das eleições

Outro reflexo do resultado moderado entre os investidores foi o último debate eleitoral nos Estados Unidos, que aconteceu ontem (22). Donald Trump e Joe Biden realizaram discursos mais amenos, em comparação ao debate anterior.

O primeiro assunto a ser debatido foi sobre a pandemia. Biden foi incisivo nessa parte, ao acusar o atual presidente de não ter realizado o planejamento necessário para combater a doença, além de supostamente ocultar informações importantes para o povo americano.

“Imagine o que ele sabia em janeiro e não disse ao povo americano? Ele sabia o quão perigoso este vírus era. Ele não queria que a população entrasse em pânico, mas ele mesmo entrou em pânico”, afirma Biden, segundo cobertura do UOL.

Sobre a situação atual econômica, em que o país possui 12 milhões de desempregados, os candidatos comentaram sobre a lei para dar suporte a pequenos negócios.

Trump acusou Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados de dificultar as negociações. “Ela não quer aprovar, porque acha que isso irá ajudá-la politicamente. Eu acho que vai prejudicá-la”, alega.

Biden, por sua vez, disse que há necessidade de “resgatar os pequenos negócios, há muitos falindo e não vão conseguir se reerguer. Eles precisam de ajuda, e esses caras não vão fazer isso, não estão transferindo nenhum dinheiro”.

Além do debate presidencial, os economistas seguem atentos a possíveis mudanças sobre o pacote de estímulo econômico para a população americana. Nancy Pelosi indicou que as discussões estavam em processo de aprovação. As eleições acontecerão no dia 3 de novembro

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.