WhatsApp anuncia serviços de compra e hospedagem dentro do aplicativo

O WhatsApp anunciou a função de compras e hospedagem dentro do aplicativo, porém, sem data para começar a funcionar. O que se sabe é que os produtos poderão ser oferecidos por empresários que usam a versão “Business”.

WhatsApp anuncia serviços de compra e hospedagem dentro do aplicativo
WhatsApp anuncia serviços de compra e hospedagem dentro do aplicativo (Imagem: Reprodução/Google)

O aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz anunciou nesta quinta-feira (22) que vai oferecer os serviços de compras e hospedagem dentro da plataforma. Para usar será necessário ter uma conta profissional, conhecida como “Business”.

De acordo com o WhatsApp as compras devem passar pelo detalhamento do pedido até o pagamento, sendo assim, não será necessário recorrer a outros aplicativos para efetuar o pagamento. Esse processo deve acontecer através de uma conversa entre o cliente e a empresa, por meio da conta comercial.

Não foi informada a data em que os serviços estarão disponíveis nem se será cobrado alguma taxa dos empresários para realizar a transação. “Ação ajudará as pequenas empresas que foram mais afetadas neste momento [de pandemia]”, informou a companhia.

Hospedagem

Segundo o aplicativo os serviços de hospedagem serão em parceria com o Facebook. A ideia é que as empresas que usam a ferramenta do Facebook para gerenciar os serviços tenham acesso as mensagens do WhatsApp Business.

As mensagens trocadas entre a empresa e os clientes poderão ser armazenadas no servidor da rede social.

Já existem aplicativos, como o Zendesk, que oferece atendimento multicanal ao cliente. Dessa forma, o WhatsApp será mais um concorrente para o setor. Segundo a companhia esse será um serviço gratuito, porém, serão cobradas taxas para outros serviços, porém não foram informados quais seriam.

WhatsApp Business

Segundo a companhia mais de 175 milhões de usuários entram em contato com contas comerciais todos os dias, sendo que o WhatsApp Business conta com 5 milhões de usuários só no Brasil.

Essa versão do aplicativo é desenvolvida especialmente para os proprietários de pequenas empresas, por esse motivo, tem diversas opções exclusivas para o setor, como criação de catálogo para apresentar produtos e serviços.

Além disso, há facilidades para entrar em contato com os clientes, como recursos que automatizam classificam e agilizam suas respostas a mensagens. Outra função é enviar notificações importantes aos clientes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.