Pagamento no WhatsApp: entenda como funciona a nova função do app!

Nesta segunda-feira, dia 15, o Whatsapp anunciou uma novidade para os brasileiros: o Brasil será o primeiro país a receber uma atualização do aplicativo que vai permitir que usuários enviem e recebam dinheiro, usando cartões cadastrados. Outro ponto importante é que aqueles que utilizam o Whatsapp Business também poderão receber pagamentos por serviços prestados ou produtos vendidos.

Pagamento no WhatsApp: Entenda como funciona a nova função do app!
Pagamento no WhatsApp: Entenda como funciona a nova função do app! (Foto: Google)

Segundo a empresa, a nova função deve chegar ao país nas próximas semanas, mas para utilizar será necessário cadastrar um cartão que contenha a função débito. Essa nova ferramenta vai funcionar através do Facebook Pay. Vale ressaltar que o Facebook é dono do Whatsapp e também do Instagram, por isso algumas funções são interligadas entre as empresas.

Ainda de acordo com a empresa, o nome foi escolhido, pois futuramente a intenção é expandir essa modalidade para todos os aplicativos e redes sociais da empresa. Com isso, os mesmos dados podem ser utilizados sem que o usuário faça novos cadastros.

Por que o Brasil?

Uma das curiosidades dos usuários é saber porque o Brasil se tornou o primeiro país a testar a novidade. Segundo o Whatsapp, o Brasil foi escolhido porque o aplicativo é muito usado no país, tanto por pessoas quanto por pequenas empresas.

Além disso, com a pandemia, foi possível identificar um grande número de empreendedores que podem se beneficiar com a novidade. Assim, a empresa ajudaria os pequenos empresários através do desenvolvimento econômico.

O Brasil possui mais de 120 milhões de usuários e por isso será o pioneiro. “Sabemos que os usuários locais amam o WhatsApp e entendemos que o fornecimento desse recurso pode ajudar a acelerar a conscientização e a adoção de pagamentos digitais”

Funcionamento dos pagamentos no WhatsApp

O funcionamento não será nenhum bicho de sete cabeças, pois a empresa quer facilitar a vida dos usuários. Veja:

  • No menu onde se envia imagens haverá a opção ‘Pagamentos’;
  • Ao clicar nela, o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta;
  • Em seguida, o usuário deve aceitar os termos de uso e criar uma senha com seus dígitos;
  • Na etapa seguinte o usuário vai precisar incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros;
  • O banco enviará um código ao usuário para validar o cartão e pronto, a ferramenta estará pronta para utilização.

 

 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!