O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) chegou para ficar. É o que garante o governo, que fala em uma permanência do programa mesmo pós pandemia do novo coronavírus. Além desta novidade, foi falado sobre mudanças em relação às duas etapas anteriores.
Todo o assunto foi divulgado em uma live, pela internet, que contou com a participação do secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Da Costa, e entidades representativas das micro e pequenas empresas.
“O Pronampe será um programa permanente“, disse Da Costa.
O secretário adiantou também que a taxa de alavancagem desta terceira etapa será maior que as duas anteriores, ou seja, será de quatro vezes.
Já a perda a ser coberta pelo governo será de 25%, em vez dos 85% da carteira atuais. A taxa de juros também passará por mudanças, será mais elevada que a atual, “mas não ultrapassará um digito”.
Segundo a subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, Antonia Tallarida, a nova cobertura de 25% é suficiente para dar segurança aos bancos, uma vez que o maior nível da taxa de inadimplência das micro e pequenas empresas já registrado foi de 21% no ano de 2017.
Ainda de acordo com Antônia, o projeto é uma construção realizada pelas secretarias de Produtividade, Emprego e Competitividade, de Política Econômica e o Banco Central com apoio da Corporación Andina de Fomento (CAF).
Para sua permanência, um decreto regulamentador deve ser publicado até o fim deste ano.
Como funciona o Pronampe?
O Pronampe é um programa destinado ao desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte do Brasil. Através dele, as operações de crédito podem ser utilizadas para investimentos e capital de giro. O prazo máximo de pagamento dessas operações contratadas no Pronampe é de três anos.
A solicitação do programa é feita pela internet, através do site Caixa Aqui. Em seguida, é preciso ir para a seção Giro Caixa Pronampe e preencher o formulário disponível.
O próximo passo é de responsabilidade de um gerente de sua região, que deve entrar em contato para formalizar e orientar sobre as melhores opções do programa para sua empresa.