Jovem Aprendiz garante os mesmos direitos do emprego formal?

O programa Jovem Aprendiz busca inserir jovens e adolescentes no mercado de trabalho. Mas, quais as diferenças dele para um emprego formal?. Entenda os direitos desses trabalhadores.

Jovem Aprendiz garante os mesmos direitos do emprego formal?
Jovem Aprendiz garante os mesmos direitos do emprego formal? (Imagem/Reprodução Google)

Já são aproximadamente 20 anos de lei do aprendiz, que trouxe diversas vantagens para a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Para entender as diferenças básicas, primeiro precisaremos definir o que são essas duas modalidades de emprego.

O que é emprego formal?

É o tipo de atividade profissional que está dentro das Leis do Trabalho – CLT, sendo registrada. Nessa modalidade de trabalho o profissional tem as leis trabalhistas garantindo sua proteção.

Tudo por conta do recolhimento de impostos que é realizado direto da fonte de renda, o profissional tem vários direitos como 13º salário, férias remuneradas, licença maternidade, entre outros. Geralmente o horário de trabalho segue o horário comercial.

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

O programa é regimentado pela lei Lei nº.10097/2000, também chama de Lei da Aprendizagem. Jovem aprendiz é aquela pessoa que estuda (geralmente ensino médio) e trabalha.

O programa sempre oferece uma capacitação ao adolescente, é por meio dela que ele tem contato com os aspectos ligados ao seu futuro trabalho. A faixa etária aceita está entre 14 e 24 anos de idade.

Quais as diferenças entre as duas modalidades?

Agora que já entendemos o que é cada uma delas fica mais fácil ver as diferenças:

Acompanhe a editoria Carreiras do FDR e fique bem informado sobre vagas de emprego e mais.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile