Jovem Aprendiz garante os mesmos direitos do emprego formal?

O programa Jovem Aprendiz busca inserir jovens e adolescentes no mercado de trabalho. Mas, quais as diferenças dele para um emprego formal?. Entenda os direitos desses trabalhadores.

Jovem Aprendiz garante os mesmos direitos do emprego formal?
Jovem Aprendiz garante os mesmos direitos do emprego formal? (Imagem/Reprodução Google)

Já são aproximadamente 20 anos de lei do aprendiz, que trouxe diversas vantagens para a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Para entender as diferenças básicas, primeiro precisaremos definir o que são essas duas modalidades de emprego.

O que é emprego formal?

É o tipo de atividade profissional que está dentro das Leis do Trabalho – CLT, sendo registrada. Nessa modalidade de trabalho o profissional tem as leis trabalhistas garantindo sua proteção.

Tudo por conta do recolhimento de impostos que é realizado direto da fonte de renda, o profissional tem vários direitos como 13º salário, férias remuneradas, licença maternidade, entre outros. Geralmente o horário de trabalho segue o horário comercial.

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

O programa é regimentado pela lei Lei nº.10097/2000, também chama de Lei da Aprendizagem. Jovem aprendiz é aquela pessoa que estuda (geralmente ensino médio) e trabalha.

O programa sempre oferece uma capacitação ao adolescente, é por meio dela que ele tem contato com os aspectos ligados ao seu futuro trabalho. A faixa etária aceita está entre 14 e 24 anos de idade.

Quais as diferenças entre as duas modalidades?

Agora que já entendemos o que é cada uma delas fica mais fácil ver as diferenças:

  • No Jovem Aprendiz o contrato tem duração de dois anos, enquanto que o emprego formal não tem duração limite.
  • A carga horária do aprendiz é reduzida, sendo em média 6 horas de trabalho diária. Enquanto que o trabalhador formal desempenha suas funções em horário comercial 8h às 18h.
  • O jovem aprendiz recebe capacitação diretamente ligada ao trabalho a ser realizado, enquanto que o trabalhador deve preencher os requisitos da vaga em que irá atuar.
  • As férias do aprendiz devem coincidir com as férias escolares, no trabalho formal as férias estão ligadas à época de contratação.
  • Alguns trabalhos exigem determinada idade, mas de um modo geral não há limites de idade para o trabalho (salvo a impossibilidade de crianças trabalhares), no Programa a idade limite é de 24 anos.

Acompanhe a editoria Carreiras do FDR e fique bem informado sobre vagas de emprego e mais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.