Suspensão da prova de vida do INSS foi prorrogada até novembro; confira NOVA data limite

Na última quinta-feira (15) o Instituto Nacional do Seguro Social informou que a suspensão da prova de vida do INSS foi mais uma vez prorrogada e está válida até o final de novembro. Dessa maneira, os beneficiários que ainda não conseguiram fazer a comprovação não terão o pagamento suspenso.

Prova de vida do INSS foi prorrogada até novembro; confira NOVA data limite
Suspensão da prova de vida do INSS foi prorrogada até novembro; confira NOVA data limite (Imagem: Reprodução/Google)

A prorrogação da suspensão da prova de vida do INSS para até o dia 30 de novembro contempla aposentados e pensionistas da Previdência Social.

Porém, mesmo com a suspensão que garante o pagamento sem a comprovação de vida, o Instituto pede que os beneficiários agendem o atendimento e fiquem em dia com suas obrigações.

Segundo o INSS, após o fim do prazo, os beneficiários que ainda não tiverem realizado a prova de vida poderão ter o pagamento suspenso.

Além disso, deixa claro que a suspensão não anula o acordo entre os bancos, que devem estar realizando a prova de vida, de acordo com agendamento prévio.

A medida foi autorizada pela portaria nº 1.053, publicada na última quinta-feira (15) no Diário Oficial da União e assinada pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Leonardo José Rolim. Com ela os pagamentos não podem ser bloqueados ou terem interrupções por falta da prova de vida até 30 de novembro.

A suspensão é válida para os beneficiários que precisariam realizar a prova de vida entre os meses de março e novembro.

Dessa maneira, os aposentados e pensionistas que deveriam ter feito o processo em janeiro e fevereiro, e não fizeram, tiveram os pagamentos suspensos ou bloqueados.

Segundo o Instituto, a suspensão pode vim a ser prorrogada novamente, devido à continuação do estado de calamidade pública, devido à pandemia de Covid-19.

Sendo que a maior parte do público que necessita comprovar a vida fazem parte do grupo de risco e, com isso, a medida de isolamento social não permite que esses passem por situação alta de contágio.

Prova de vida online

A prova de vida online, através da biometria facial, está sendo desenvolvido pelo INSS em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Dataprev.

A tecnologia online está em fase de teste, sendo que 500 mil pessoas foram convocadas para participar do teste-piloto.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.