Golpe do SPC e Serasa: Como se proteger de criminosos que prometem limpar nomes sujos

Bandidos estão realizando golpes que prometem limpar nome de pessoas no SPC e Serasa, sem a necessidade de pagar a dívida. As propostas estão sendo enviadas pelo e-mail ou pelas redes sociais.

Golpe do SPC e Serasa: Como se proteger de criminosos que prometem limpar nomes sujos
Golpe do SPC e Serasa: Como se proteger de criminosos que prometem limpar nomes sujos (Imagem: Reprodução/Google)

Se você está com o nome sujo, ou seja, com o CPF negativado, provavelmente recebeu no e-mail ou pelas redes sociais uma proposta de limpar o nome no SPC e Serasa. A proposta informa que não é preciso pagar nada por isso, nem mesmo o que deve.

Uma coisa é bem simples de entender, não há nenhuma maneira de quitar as dívidas sem pagá-las. Por esse motivo, a “proposta irrecusável” tem tudo para sair muito mais caro. Veja como se proteger dos golpistas.

Como funciona o golpe

Os bandidos criam perfis falsos nas redes sociais e compartilham a informação sobre uma possibilidade de limpar nomes sujos nos serviços de proteção ao crédito do Brasil (SPC e Serasa), sem precisar pagar a dívida.

Esses, com o intuito de mostrar que a proposta é verdadeira e eficaz, fazem comentários em publicações de grandes portais falando que conseguiram limpar o nome, sem pagar o valor e deixam um número de contato de um terceiro.

Outra forma de conseguir dar o golpe é usar as postagens patrocinadas do Facebook e Instagram para fazer a publicação da “proposta irrecusável”. Em ambos os casos, prometem limpar o nome baixando as pendências de maneira digital.

Porém, o que acontece é que os criminosos usam os seus dados para ficar com o dinheiro investido sem que resolvam o problema. Outra opção é usar os dados para a prática de engenharia social.

Como limpar o nome no SPC e Serasa?

Há duas formas de limpar o CPF negativado: pagando as dívidas ou esperando o período de prescrição de cinco anos. Além disso, existem maneiras de ganhar descontos através de uma negociação.

As negociações podem ser feita pelo Serasa Limpa Nome. Nesse site você consegue negociar sua dívida e, com o serviço Serasa Score Turbo, você consegue aumentar o seu score de crédito, assim que é quitada a dívida junto ao seu credor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.