Após pagamento de dívida, quanto tempo demora para o nome sair do Serasa e SPC? 

Seu nome está na lista de devedores de órgãos de proteção ao crédito? Saiba que após o pagamento de dívida, há um prazo bem curto para que seu nome fique limpo novamente. Confira a seguir.

Após pagamento de dívida, quanto tempo demora para o nome sair do Serasa e SPC? 
Após pagamento de dívida, quanto tempo demora para o nome sair do Serasa e SPC?  (Imagem: Reprodução/Google)

De acordo com a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, “até cinco dias úteis é o prazo em que as empresas credoras usualmente solicitam a retirada do nome do consumidor do banco de dados de proteção ao crédito” após o pagamento da dívida.

Ou seja, caso você já tenha quitado sua dívida com a empresa que está devendo, é preciso aguardar até cinco dias úteis para que o seu nome fique limpo novamente. 

Contudo, ainda segundo a associação, “esse período pode variar um pouco devido ao prazo de compensação bancária”. Ou seja, tudo vai depender de como o pagamento foi realizado.

Caso, por exemplo, a quitação tenha sido feita por boleto, é preciso esperar a confirmação do pagamento. 

Renegociação da dívida limpa o nome?  

Sim! Se o consumidor optar pela renegociação dos valores devidos, o nome também deve ser limpo. Ao quitar a primeira parcela do montante, o nome já tem que ser retirado da lista de devedores em também cinco dias úteis. 

Contudo, caso o consumidor atrase as parcelas ou deixe de pagar algum valor, o nome pode se tornar inadimplente novamente. 

O que fazer caso o nome continue sujo? 

Nesse caso, o consumidor deve entrar em contato com a empresa na qual tem a dívida e solicitar informações sobre a situação do débito. Se o pagamento estiver certo, é preciso pedir que o CPF seja normalizado. 

Se o consumidor preferir, é possível ainda, entrar como uma reclamação no Procon. Com isso, o órgão vai verificar em qual parte está o erro do processo. 

Se a empresa não comunicar ao órgão de serviço de proteção ao crédito sobre as dívidas pagas, ela pagará multa.

Já se foi o órgão de proteção que não retirou o nome da lista de devedores, será ele quem pagará a multa pelo erro. É preciso estar atento a todos os detalhes do processo. 

Por fim, caso o consumidor tenha mais de uma dívida em aberto com empresas, será preciso quitar todas. Pois, do contrário, o nome permanecerá sujo.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.