App Detran-MS autoriza condutor a fazer renovação online da CNH

Os condutores do Mato Grosso do Sul já podem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) através do aplicativo do Detran do estado. O Detran-MS tem dois objetivos com a ação: facilitar a vida dos condutores, e evitar a disseminação do vírus da Covid-19.

App Detran-MS autoriza condutor a fazer renovação online da CNH
App Detran-MS autoriza condutor a fazer renovação online da CNH (Imagem: Reprodução/Google)

Devido à pandemia de Covid-19, muitos órgãos deixaram de oferecer serviços presenciais e, para continuar os trabalhos, sem prejudicar a população ou acumular uma demanda enorme após o fim das restrições sociais, muitas dessas estão aderindo às opções digitais.

Nunca se usou tanto os aplicativos, como agora, devido ao isolamento social. Com eles é possível fazer compras, pagar boletos, agendar atendimentos, ou até mesmo, resolver muitos dos serviços antes presenciais.

Pensando nisso, o Detran-MS aderiu a era da informação e disponibilizou o aplicativo do órgão. Uma das novidades que mais agradaram aos sul-mato-grossenses foi a opção de renovar a CNH de forma online.

A renovação presencial está suspensa desde março, devido à pandemia. A decisão foi tomada pelo Contran  (Conselho Nacional de Trânsito). Porém, com o aplicativo Detran Mobile é possível ficar em dia com a CNH.

O aplicativo pode ser usado em tablets e smartphones e está disponível para o sistema Android e iOS.

Com ele é possível verificar a pontuação da CNH, débitos e multas registradas em seu veículo, gerar guia com código de barras para pagamento e, agora, renovar a CNH.

Segundo o Detran do Mato Grosso do Sul, mais de 100 mil condutores do estado já fizeram a renovação da habilitação. No ano passado 133.923 condutores renovaram a CNH, sendo que apenas 17% não fizeram a renovação.

O Departamento de trânsito do estado do Mato Grosso do Sul informou que os outros serviços presenciais, como alegação de vendas de veículos, enviar recursos ou transferir multas de trânsitos, não possuem prazo para o retorno, por esse motivo, continuam suspensos.

Porém, é possível fazer muitos desses serviços também de forma remota, através do aplicativo Detran Mobile ou pelo novo portal “Meu Detran“, que passou por melhorias, com o intuito de melhor servir os condutores sul-mato-grossenses, diante desse contexto de calamidade pública gerado pelo coronavírus.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.