Detran-MS atualiza aplicativo e inclui serviços de emissão de guia e licenciamento; confira

Nesta terça-feira (29), o aplicativo Meu Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) foi atualizado e foram adicionados serviços como a emissão de guias e impressão do licenciamento anual. Saiba mais.

Detran-MS atualiza aplicativo e inclui serviços de emissão de guia e licenciamento; confira
Detran-MS atualiza aplicativo e inclui serviços de emissão de guia e licenciamento; confira (Foto: Google)

Segundo o departamento, antes existia apenas a possibilidade de verificar débitos e multas de veículos. Com a melhoria da plataforma, os condutores também terão acesso a comunicação de venda, renovação, segunda via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e mais 50 serviços.

Outra vantagem é que os motoristas conseguirão falar diretamente com os atendentes do Detran-MS tirando dúvidas, enviando sugestões e pedindo informações.  

A projeção é de que com a melhoria da ferramenta, o atendimento presencial nas unidades tenha um fluxo menor, evitando assim aglomerações e ajudando no combate a pandemia do novo coronavírus. 

“Aqueles que só acessam os serviços por meio do computador e aqueles que não fazem nada se não for pelo celular. Isso dará aos serviços digitais ainda dinamismo e praticidade”, apontou o diretor-presidente da unidade MS, Rudel Trindade.

Os usuários que já usavam o aplicativo, receberão a atualização instantaneamente com os dados migrados. Já são mais de 100 mil usuários no Estado. O Meu Detran está disponível gratuitamente no App Store e Google Play.

Mais informações sobre o Detran

O Departamento Estadual de Trânsito é um órgão executivo dos estados brasileiros (e do Distrito Federal), ou seja, cada estado tem seu Detran, que obedece às leis e aos decretos estaduais para regulamentar o seu regimento interno de acordo com as necessidades de cada estado.

Em alguns estados brasileiros, o DETRAN é definido como uma autarquia, um órgão independente, que possui autonomia administrativa. Porém, em outros estados, o Detran está relacionado a alguma secretaria do governo estadual, como por exemplo a Polícia Civil.

Por mais que cada local tenha um regimento, todos eles cumprem funções semelhantes, que afetam diretamente na vida dos condutores habilitados ou de quem está em vias de tirar a CNH. 

Entre as atribuições do departamento estão: primeira habilitação, reciclagem, vistorias, emplacamentos, inspeções, autuação e aplicação de medidas administrativas. 

Portanto o Detran é essencial para os cidadãos em questões referentes à regularização de veículos e de documentação, sendo o órgão de principal referência para os condutores em prática e em formação.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.