Enem 2020 será única forma de ingresso na UnB; saiba como se preparar

Atenção vestibulandos, UnB muda vestibular e aceitará alunos apenas pela nota do Enem. Nessa semana, a Universidade de Brasília informou que não estará realizando seu vestibular tradicional em decorrência do novo coronavírus. Desse modo, os interessados em ingressar na instituição terão que realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas pela internet e haverá cerca de 2.100 vagas.  

publicidade
Enem 2020 será única forma de ingresso na UnB; saiba como se preparar (Imagem: Google)
Enem 2020 será única forma de ingresso na UnB; saiba como se preparar (Imagem: Google)
publicidade

O novo coronavírus vem alterando o cronograma acadêmico das principais instituições nacionais. Para o vestibular 2021 da UnB os alunos deverão fazer a prova do Enem tendo em vista a suspensão da modalidade tradicional.

A universidade explicou que tomou tal decisão para evitar os riscos de possíveis aglomerações durante a aplicação das provas. 

Seleção pelo Enem 

O edital para 2021 deverá ser publicado até o fim deste ano e a inscrição será gratuita e pela internet.

A instituição informou que estarão sendo ofertadas 2.100 vagas e os alunos que desejarem poderão ainda usar a nota do Enem de 2019. 

O resultado será liberado no primeiro semestre e as aulas começarão no segundo semestre.  

“No caso das provas para os cursos que exigem a certificação de habilidades específicas (como Música e Arquitetura, entre outros), a Universidade vai prorrogar o prazo das certificações que perderam a validade em 2019 e 2020. Ainda está em avaliação a possibilidade de realização de provas de habilidades específicas este ano,” informou a instituição. 

Demais calendários 

A UnB informou ainda que irá liberar a relação dos convocados para a primeira chamada de seus três processos seletivos: o Vestibular Indígena, o Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS) – subprograma 2017-2019.

O resultado será disponibilizado no site do Cebraspe e os alunos terão de validar a matricula também pela internet nas datas estipuladas para cada programa. Já as aulas devem começar ainda nesse segundo semestre.  

Preparação para o Enem 

Tendo o exame como principal porta de entrada nas universidades, os alunos devem se preparar para realiza-los. As provas presenciais estão marcadas para janeiro de 2021.

 Recomenda-se que até lá seja seguido um cronograma de estudos de acordo com as alterações de conteúdo.  

Além disso, é importante que os estudantes estejam preparados psicologicamente. Alimentação e realização de exercícios físicos colaboram para reduzir a ansiedade.

Por fim, outro ponto importante é a organização de um calendário para evitar stress e atraso nas revisões. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.