Enem 2020 será única forma de ingresso na UnB; saiba como se preparar

Atenção vestibulandos, UnB muda vestibular e aceitará alunos apenas pela nota do Enem. Nessa semana, a Universidade de Brasília informou que não estará realizando seu vestibular tradicional em decorrência do novo coronavírus. Desse modo, os interessados em ingressar na instituição terão que realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas pela internet e haverá cerca de 2.100 vagas.  

Enem 2020 será única forma de ingresso na UnB; saiba como se preparar (Imagem: Google)
Enem 2020 será única forma de ingresso na UnB; saiba como se preparar (Imagem: Google)

O novo coronavírus vem alterando o cronograma acadêmico das principais instituições nacionais. Para o vestibular 2021 da UnB os alunos deverão fazer a prova do Enem tendo em vista a suspensão da modalidade tradicional.

A universidade explicou que tomou tal decisão para evitar os riscos de possíveis aglomerações durante a aplicação das provas. 

Seleção pelo Enem 

O edital para 2021 deverá ser publicado até o fim deste ano e a inscrição será gratuita e pela internet.

A instituição informou que estarão sendo ofertadas 2.100 vagas e os alunos que desejarem poderão ainda usar a nota do Enem de 2019. 

O resultado será liberado no primeiro semestre e as aulas começarão no segundo semestre.  

“No caso das provas para os cursos que exigem a certificação de habilidades específicas (como Música e Arquitetura, entre outros), a Universidade vai prorrogar o prazo das certificações que perderam a validade em 2019 e 2020. Ainda está em avaliação a possibilidade de realização de provas de habilidades específicas este ano,” informou a instituição. 

Demais calendários 

A UnB informou ainda que irá liberar a relação dos convocados para a primeira chamada de seus três processos seletivos: o Vestibular Indígena, o Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS) – subprograma 2017-2019.

O resultado será disponibilizado no site do Cebraspe e os alunos terão de validar a matricula também pela internet nas datas estipuladas para cada programa. Já as aulas devem começar ainda nesse segundo semestre.  

Preparação para o Enem 

Tendo o exame como principal porta de entrada nas universidades, os alunos devem se preparar para realiza-los. As provas presenciais estão marcadas para janeiro de 2021.

 Recomenda-se que até lá seja seguido um cronograma de estudos de acordo com as alterações de conteúdo.  

Além disso, é importante que os estudantes estejam preparados psicologicamente. Alimentação e realização de exercícios físicos colaboram para reduzir a ansiedade.

Por fim, outro ponto importante é a organização de um calendário para evitar stress e atraso nas revisões. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.