Tesouro Selic: Após resultado negativo no último mês, ainda vale a pena investir na modalidade?

Desde o ano passado, a taxa Selic vem sofrendo vários cortes no Brasil. Assim, por conta do juros baixos, muitos investidores têm migrado para outros investimentos que não estão ligados à taxa básica de juros. 

Tesouro Selic: Após resultado negativo no último mês, ainda vale a pena investir na modalidade?
Tesouro Selic: Após resultado negativo no último mês, ainda vale a pena investir na modalidade? (Imagem/Reprodução Google)

Em setembro deste ano, o Tesouro Direto (LFT – Letra Financeira do Tesouro) começou a dar retorno negativo. Isso foi uma surpresa para muitos investidores conservadores, já que foi algo que não acontecia desde 2002.

No mercado, ao considerar o crédito, o investimento que oferece menor risco é o Tesouro Selic. O resgate do dinheiro pode acontecer de maneira fácil. Mesmo assim não está valendo a pena, já que o Tesouro Selic 2025 (única LFT vendida no Tesouro Direto hoje) teve recuo de 0,46% em setembro.

Devido a esse cenário, muitos investidores têm buscado e buscarão outras formas de investimento como a Bolsa de Valores. Mas não é o fim dos investimentos ligados à taxa Selic.

O Tesouro Selic teve queda, juntamente com as preocupações a respeito da capacidade do Tesouro Nacional rolar a dívida pública, e a previsão de que o Governo Federal pode não conseguir lidar com o teto de gastos. Dessa forma, em busca de investidores, o risco dos títulos públicos foi aumentado e o governo precisou oferecer mais juros.

Este ano, muitos fatores contribuíram para as alterações no mercado financeiro. O governo precisou gastar além do previsto para administrar a crise em decorrência da Covid-19, e a situação fiscal do País foi bastante agravada.

A rentabilidade negativa do Tesouro Selic chama a atenção dos investidores, os quais não podem esquecer que essa situação é muito rara de se acontecer. Quando o cenário econômico for equilibrado, o Tesouro Selic poderá continuar a ser uma boa, segura e conservadora alternativa.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA