A pontuação no Serasa Score é um número importante tanto para pessoas quanto para empresas. É por meio desse score que as pessoas conseguem liberação para um novo cartão de crédito, para aumentar o limite ou até mesmo solicitar um empréstimo.
Quanto mais alta for a pontuação, melhores serão as chances de conquistar uma das situações descritas acima. Para aumentar a pontuação no Serasa Score, é necessário seguir algumas dicas.
Como aumentar a pontuação no Serasa Score?
Algumas coisas básicas são necessárias para conseguir aumentar a pontuação. Algumas dicas são:
- manter o nome limpo;
- pagar as contas em dia;
- ter o Cadastro Positivo ativo;
- atualizar os dados no Serasa Score.
O cálculo da pontuação leva em consideração ainda a quantidade de cartões de crédito que você tem. Quanto menor for o número de cartões, mais alta e estável sua pontuação será.
A negociação de dívidas também é uma dica importante para manter a pontuação controlada. Ao quitar as dívidas negociadas, você também estará aumentando sua pontuação.
Manter uma boa relação com instituições financeiras e com os órgãos de controle e proteção ao crédito é um importante passo para aumentar o score.
Como funciona o score?
O registro da pontuação é feito por órgãos de proteção ao crédito. As instituições passam a realizar o monitoramento a partir do momento em que seu CPF é registrado em alguma conta.
Quando você deixa de pagar uma conta ou atrasa algum boleto, as empresas responsáveis pela proteção de crédito avaliam o caso e sua pontuação cai. Quanto menor foi sua pontuação, mais difícil é conseguir crédito, empréstimos ou financiamentos.
Nesse sentido, o Serasa Score funciona como um termômetro para avaliar se a pessoa tem risco baixo, moderado ou alto de deixar de fazer algum pagamento. Por isso, diversas empresas utilizam a pontuação do cliente na hora de aprovar algo em seu nome.
Os pontos variam entre 0 e 1000. As pessoas que têm a pontuação entre 0 e 300, são consideradas as que têm alto índice de inadimplência. Já quem tem entre 301 e 700, são considerados os níveis moderados. E os que têm entre 701 e 1000, são vistos como as pessoas com menor risco de inadimplência.
A análise para chegar a pontuação leva em conta o histórico de dívidas pagas, o que ainda está em atraso, o período (caso tenha sido) de negativado, quantas solicitações de crédito foram realizadas, e até mesmo a relação com as empresas de crédito.
Por exemplo, caso você tenha renegociado uma dívida, em vez de ficar no rotativo, quitou por completo.