Precisando de cartão de crédito? Saiba qual score ideal para obter o seu

Muitos brasileiros precisam de cartão de crédito, mas às vezes não conseguem solicitar. Isso pois os bancos fazem uma análise de crédito, que leva em consideração até o score de crédito. Saiba mais.

Precisando de cartão de crédito? Saiba qual score ideal para obter o seu
Precisando de cartão de crédito? Saiba qual score ideal para obter o seu (Foto:Google)

O score é como se fosse uma pontuação para o consumidor conseguir crédito nas instituições bancárias, seja por empréstimo, financiamento ou carnê.

O cálculo do score é realizado pelo SPC Brasil, Boa Vista Consumidor, Serasa Experian e Quod. 

Essa pontuação é calculada de maneiras diferentes, em cada uma das instituições e essa pontuação é usada de forma subjetiva, ou seja, não há uma pontuação determinada para que o crédito seja concedido.

Apesar disso, se o cliente tiver acima de 500 pontos, terá acesso a ofertas de créditos muito maiores. 

Já se o consumidor atingir 800 ponto para mais, a sua solicitação de crédito será aprovada em qualquer banco. 

A pontuação normalmente é classificada em intervalos e isso decide se sua pontuação é boa ou não.

  • Até 300 pontos há alto risco de inadimplência;
  • Médio risco entre 300 e 700;
  • Baixo risco para quem possui pontuação acima de 700 pontos.

Como saber meu score?

Para saber o seu score é preciso criar um cadastro em uma das instituições que fazem essa contagem, ou seja, SPC Brasil, na Boa Vista ou na Serasa. Depois é só consultar a sua pontuação de Score.

Como melhorar meu score?

No Serasa há uma ferramenta para que o consumidor saiba quanto poderá aumentar o seu scores ao fazer o pagamento de uma dívida.

Esse score de crédito é como se fosse uma nota do consumidor, com uma pontuação por trás de cada CPF.

O score pode variar de 0 até 1.000 pontos, isso vai determinar se o consumidor vai ter mais facilidade ou dificuldade para conseguir crédito no mercado.

Essa pontuação é referente ao histórico de pagador dos consumidores, a Serasa apontou que para o score aumentar é necessário fazer mudanças em seu comportamento como consumidor. 

Ela melhora quando o consumidor limpa o seu nome e paga as contas em dia. Juntando isso as informações que já estão disponíveis no cadastro positivo podem ajudar na pontuação.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.