As eleições municipais de 2020 já estão com as datas do primeiro e segundo turno previstas para 15 e 29 de novembro, respectivamente. Por consequência da pandemia de coronavírus, algumas pessoas ainda estão receosas sobre a candidatura para ser mesário. Confira a seguir alguns benefícios que os voluntários recebem.
O trabalho de voluntário não é remunerado. Ou seja, não é possível ganhar salário para trabalhar nas eleições. No entanto, quem trabalha como mesário, recebe uma série de benefícios. Como:
- 2 (dois) dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
- 2 (dois) dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;
- Auxílio-alimentação;
- Preferência no desempate em concursos públicos;
- Certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral.
As folgas só podem ser utilizadas no período em que o voluntário estiver trabalhando na empresa quando prestou o serviço no dia da eleição.
Caso tenha trocado de empresa no período pós-eleição e não tenha utilizado as folgas, o beneficiário perde esse direito.
Quem pode ser mesário?
As pessoas maiores de 18 anos com situação regular com a Justiça Eleitoral.
Quem não pode ser mesário?
- Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge;
- Os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva;
- Os autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
- Os que pertencem ao serviço eleitoral;
- Os eleitores menores de 18 anos;
- Ocupantes dos cargos de Agente de Segurança Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e Guardas Civis Municipais, mesmo que a título de mesário voluntário (conforme Ofício-Circular TRE/SP n.º 3.825/10).
Como fazer inscrição para ser mesário?
De acordo com a Justiça Eleitoral, não há um prazo para se candidatar ao cargo de mesário voluntário para as eleições. Isso ocorre porque em caso de desistência de algum candidato, o banco de voluntários precisa estar completo para as demais chamadas.
Para se inscrever, basta apenas preencher um formulário no TRE do seu estado e informar os dados completos. A solicitação será analisada. Se você for aceito, será incluído na lista de voluntários e, se necessário, será nomeado para atuar nas eleições.