Governo defende criação do Renda Cidadã propondo NOVA forma de financiamento

Formas de financiamento do Renda Cidadã poderão ser alteradas mediante acusações direcionadas ao governo. Nessa terça-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre as críticas feitas ao novo projeto social de seu governo. De acordo com ele, a pauta ainda será mantida e avaliada, podendo haver a possibilidade de alterações em sua forma de custeio.  

Governo defende criação do Renda Cidadã propondo NOVA forma de financiamento (Imagem: Google)
Governo defende criação do Renda Cidadã propondo NOVA forma de financiamento (Imagem: Google)

As últimas 24 horas foram de tensão para a administração pública federal. Mediante as explicações de como funcionaria o pagamento do Renda Cidadã, o governo passou a receber uma série de críticas sendo acusado de estimular uma pedalada fiscal.

Isso porque, uma das propostas anunciadas foi a suspensão dos precatórios que nada mais são do que dívidas públicas. 

Analistas do mercado, especialistas políticos, entre outros, afirmam que a sugestão é um crime de responsabilidade fiscal. Desse modo, Jair Bolsonaro defendeu-se afirmando que se tratava de um problema de todos e que independentemente da decisão tomada por ele, teria um efeito coletivo. 

— Aquele ditado “estamos no mesmo barco” é o mais claro que existe no momento. O Brasil é um só. Se começar a dar problema, todos sofrem. O pessoal do mercado não vai ter também renda, vocês vivem disso, de aplicação. 

Eleições de 2022 

Bolsonaro questionou ainda aqueles que alegam que seus posicionamentos estão sendo pensados a partir de expectativas de votos para as próximas eleições. Muitos afirmam que seu interesse em projetos sociais são uma estratégia para garantir uma popularidade de campanha. 

Quanto a isso, informou que recorrerá aos seus parceiros militares para encontrar uma solução racional, tendo em vista que até esse momento nada foi acordado.  

— Tudo que eu faço, dizem que estou pensando em 2022. Se nada faço, sou omisso. Se faço, estou pensando em 2022. Agora, não queiram estar no meu lugar, vou fazer o possível para buscar soluções. Vou para uma máxima militar, eu quero a solução racional, preciso de ajuda no tocante a isso. Agora, se não aparecer nada, vou tomar aquela decisão que o militar toma. Pior do que uma decisão mal tomada é uma indecisão. Eu não vou ficar indeciso. O tempo está correndo — disse o presidente na saída do Palácio da Alvorada. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.