Mesário eleições 2020: Quem pode ser? Quais as vantagens? Cadastro é online

TSE convoca brasileiros para compor quadro de organização das eleições. Com a pandemia do novo coronavírus, as datas do primeiro e segundo turno eleitoral precisaram ser alteradas. Agora, o evento está marcado para os dias 15 e 29 de novembro. Em entrevista, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral informou que, neste momento, a principal preocupação é convocar os mesários para trabalharem.   

Mesário eleições 2020: Quem pode ser? Quais as vantagens? Cadastro é online (Imagem: Google)
Mesário eleições 2020: Quem pode ser? Quais as vantagens? Cadastro é online (Imagem: Google)

Para este ano, há uma preocupação maior nas candidaturas dos mesários. Muitos estão com receio de participarem, pelo risco de contaminação pelo novo covid-19.

No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que a justiça eleitoral irá garantir equipamento de segurança individual para todos os participantes.  

A depender da quantidade de inscritos voluntariamente, o TRE informou que deverá convocar funcionários públicos, universitários e até militares, para completar o número de vagas. Abaixo, listaremos como funcionará a seleção deste ano e quais as vantagens.

O TSE, no entanto, reforça que, além de contribuir para o País e para o processo democrático, o mesário voluntário terá uma série de benefícios, que vão desde folga remunerada até vantagens de desempate em concursos públicos, caso essa regra se aplique.  

Quem pode ser mesário nas eleições 2020? 

Para se candidatar é simples, basta ter o título de eleitor regularizado com a Justiça Eleitoral e ser maior de 18 anos.

O processo de cadastramento é online, feito por meio do Portal das Eleições. Ao acessar a página, basta notificar o interesse, preencher o formulário exibido e selecionar a localização mais próxima de sua residência.  

Estão impedidos de tentar uma candidatura apenas aqueles que: 

  • menor de 16 anos 
  • candidato ou cônjuge/parente de um candidato em até segundo grau, mesmo que só por afinidade 
  • membro de diretório de um partido político e exerça alguma função executiva 
  • uma autoridade ou um agente policial, ou ainda um funcionário que exerce cargo de confiança do Poder Executivo 
  • membro do quadro de servidores e colaboradores da própria Justiça Eleitoral 
  • Agente de Segurança Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária ou Guarda Civil Municipal, no caso do Estado de São Paulo 

Valor pago aos mesários 

Não há um pagamento determinado pelo estado, entretanto, há uma série de benefícios vantajosos para quem for trabalhar nas eleições.

O valor de R$ 35 por dia de alimentação, folga no trabalho, desempate em concurso público e certificado de serviços da Justiça Eleitoral são as principais características. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.