Veja quais requisitos para conseguir uma bolsa de 100% pelo Prouni 2021

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para estudantes que têm interesse em ingressar em instituições particulares de Ensino Superior, mas não têm condições. Oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), ele demanda requisitos básicos para que os candidatos tenham direito ao benefício de acordo com suas necessidades.

Veja quais requisitos para conseguir uma bolsa de 100% pelo Prouni 2021
Veja quais requisitos para conseguir uma bolsa de 100% pelo Prouni 2021 (Imagem: Montagem / FDR)

Para concorrer à bolsa integral, que isenta o pagamento total da instituição, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Já para a bolsa parcial, de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, o programa lista uma série de condições. O candidato deve atender pelo menos a uma delas.

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

A inscrição no Prouni é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet, no site do programa. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso e instituição, por ordem de preferência.

Durante o período de inscrições, as opções podem ser alteradas, mas valerá a que for confirmada pelo inscrito no último acesso à página.

A classificação acontece de acordo com as opções e notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, são realizadas duas chamadas.

A segunda e última acontece para preenchimento das primeiras vagas que sobraram, seja por ausência do candidato aprovado ou por não cumprimento da entrega dos documentos obrigatórios para ingresso na instituição.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA