Prouni e Fies: Qual a diferença entre os programas do governo?

O Prouni e Fies são programas governamentais de ingresso ao ensino superior. São bem próximos um do outro, principalmente porque em ambos falamos sobre entrar em instituições privadas.

Prouni e Fies: Qual a diferença entre os programas do governo?
Prouni e Fies: Qual a diferença entre os programas do governo? (Imagem/Reprodução Google)

O que são?

O Prouni é o Programa Universidade Para Todos e oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de nível superior da rede privada de ensino.

Já o Fies fornece financiamento para estudantes que não têm condições de pagar os estudos em Universidades Particulares, os juros variam de acordo com o grupo em que o estudante está inserido.

Público alvo

Em ambos os casos o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Nos dois também é necessário ter alcançado, ao menos, 450 pontos de média geral e não ter zerado a redação.

Nos dois o candidato deve ter renda de até três salários mínimos mensais, além disso, no Prouni é necessário ter estudado em escola pública.

Como funcionam esses programas?

A inscrição é virtual e a seleção desses programas é exclusivamente virtual, basta que o estudante acesse o site oficial do sistema de ingresso escolhido e realize sua inscrição. Nos dois o desempenho no Enem é determinante para a classificação.

Em ambos as informações prestadas no momento da inscrição devem ser comprovadas diretamente na instituição em que escolheram estudar.

A diferença máster é que no Fies, mesmo que a quitação de todo o curso aconteça apenas depois da formatura, o estudante precisa realizar trimensalmente o pagamento dos juros.

No Prouni se ele possui bolsa integral não pagará nada, caso seja bolsista parcial, pagará apenas o valor da mensalidade com desconto.

Como escolher entre os dois?

Alguns aspectos precisam ser analisados no momento de escolha. O estudante precisa observar a vaga que ele realmente quer e por qual dos dois programas ela é oferecida, pode acontecer da instituição participar dos dois.

Ele também precisa analisar suas finanças antes de contatar um dos dois programas, isso porque em um ele poderá se graduar e terminar o curso sem uma dívida, mas pagando uma mensalidade menor que o normal (caso consiga uma bolsa parcial). No outro ele paga uma apenas os juros, mas sai da graduação com uma dívida.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e saiba mais sobre os sistemas governamentais de ingresso no ensino superior.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.