Como posso usar a nota do Enem para entrar na universidade?

Você já deve saber que o Enem é uma forma de ingresso no ensino superior. Mas, será que você conhece todas as formas que sua nota pode ser usada? Hoje vamos apresentar a você cada uma.

Como posso usar a nota do Enem para entrar na universidade?
Como posso usar a nota do Enem para entrar na universidade? (Imagem/Reprodução Google)

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998, sua primeira função era ser um avaliador do ensino médio, mas aos poucos foi se tornando uma forma de ingresso ao ensino médio.

A maioria dos processos seletivos que fazem uso da nota do Exame usam as edições a partir de 2010, quando não é exigida a edição mais recente.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudos de nível superior em instituições particulares de todo o país e reconhecidas pelo MEC. É possível conseguir bolsa integral (100%) ou parcial (50%).

Para participar o candidato precisa ter sido aluno de escola pública ou bolsista integral na particular, ter renda de até três salários mínimos por pessoa e não ter diploma de nível superior.

Fies

O Fies é o financiamento estudantil organizado pelo Governo Federal, nele há condições de o estudante pagar com juros zero ou com uma taxa mais baixa que os demais financiamentos.

Independente da modalidade em que o estudante se encaixe, ele sempre começa a pagar pelo curso após sua formatura.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada é uma forma de ingressar em instituições públicas (estaduais ou federais) em todo o Brasil sem ter que ir até a Universidade realizar o vestibular.

Muitas universidades até já substituíram o vestibular por esse tipo de seleção. Para se candidatar o estudante precisa ter feito a edição mais recente do Enem, e não ter zerado a redação.

Ingresso em instituições portuguesas

Desde o ano de 2014 o Enem é aceito em instituições portuguesas localizadas em Coimbra e Algarve, por exemplo. É preciso acompanhar a divulgação de vagas nessas e em outras universidades internacionais.

Vestibular complementar

Acontece quando a instituição realiza seu vestibular próprio, mas faz uso da nota do Enem para complemento da média, geralmente na primeira fase.

Universidades com a Unicamp fazem uso dessa modalidade, no entanto para 2021 ela já anunciou que o Enem não será aceito.

Ingresso interno

Muitas faculdades particulares fazem uso da nota do exame, de forma própria, para conceder descontos e até bolsas de estudo.

Nesse caso é preciso acessar diretamente o site da instituição e conferir se ele consta na forma de ingresso e como ele é usado.

Acompanhe nossa editoria de Carreiras e saiba mais sobre o Enem, e seus processos seletivos.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.