SISU 2021: Qual a nota mínima para conseguir uma vaga na universidade?

O SiSU 2021 é um dos programas do governo Federal que realizam o ingresso do jovem no ensino de nível superior em instituições públicas de todo o Brasil. Para participar é preciso ter feito a edição mais recente do Enem.

SiSU 2021: Qual a nota mínima para conseguir uma vaga?
SiSU 2021: Qual a nota mínima para conseguir uma vaga? Imagem/Montagem FDR.

Como fazer a inscrição

O candidato deve acessar o site do Sistema de Seleção Unificada – SiSU dentro do prazo estabelecido, a expectativa é de que em 2021 as inscrições comecem em março.

Após acessar o site, ele deve selecionar até dois cursos de graduação. E então optar pelo tipo de concorrência em que pretende participar, se ampla concorrência ou àquelas destinadas as políticas de ações afirmativas.

Quanto preciso alcançar no Enem?

O requisito mínimo para participar do Enem é pontuar 400 em cada conteúdo, e não ter zerado a redação.

No entanto, existe a nota de corte que é a quantidade mínima de pontos que um candidato precisa para conseguir entrar em determinado curso.

Quantidade de vagas ofertadas, desempenho dos concorrentes, concorrência são fatores que influenciam diretamente a nota de corte.

Vale lembrar que ela pode variar no decorrer do período de inscrição, isso por causa do desempenho geral dos alunos que se candidatam.

Cursos que exigem maiores notas

Os cursos mais concorridos acabam exigindo um desempenho melhor por parte dos candidatos que se inscrevem. Em Medicina, por exemplo, o estudante precisa tirar acima de 800 pontos para entrar em instituições como a UERJ, UFU e UFPE.

É importante que ao se candidatar o aluno observe o que a instituição de ensino superior está exigindo, pois ela pode estabelecer uma nota mínima.

Notas e cursos

Com a lista abaixo você verá em que curso consegue entrar com determinada média no Enem (lembrando que esses valores podem variar a depender da instituição):

  • 650 pontos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Física, Geografia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, História, Logística, Marketing, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação.
  • De 650 a 700 pontos: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Cinema, Comércio Exterior, Enfermagem, Filosofia, Fisioterapia, Gastronomia; Jornalismo, Nutrição, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Sistemas de Informação.
  • De 700 a 750 pontos: Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia
  • Acima de 750 pontos: Medicina, em algumas instituições: Direito e Engenharia Civil.

Acompanhe a editoria de Carreiras do FDR e tenha acesso a todas as informações sobre o Enem.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.