Prouni 2020: Conheça TUDO para ingressar no ensino superior sem pagar nada

PONTOS CHAVES

  • Conheça os requisitos para ingressar no programa
  • Inscrições devem ser feitas pela internet
  • Vagas remanescentes são “segunda chance” para os estudantes
  • Alunos aprovados devem comprovar informações presencialmente

O Programa Universidade Para Todos (Prouni), do Ministério da Educação, oferece bolsas de estudo integrais (de 100% de desconto) e parciais (de 50% de desconto) para estudantes que planejam ingressar em instituições particulares de Ensino Superior. As oportunidades valem para cursos de graduação e sequenciais, desde que os mesmos não tenham nenhum diploma.

publicidade
Prouni 2020: Conheça TUDO para ingressar no ensino superior sem pagar nada
Prouni 2020: Conheça TUDO para ingressar no ensino superior sem pagar nada (Imagem: Montagem/FDR)
publicidade

Para concorrer a uma vaga no programa, os estudantes devem preencher uma série de pré-requisitos, como: ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos na média das notas, e nota na redação que não seja zero.

Exclusivamente para os candidatos à bolsa integral, é necessária a comprovação da renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Já os candidatos da bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É importante também que o aluno faça parte de um dos seguintes pontos:

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Regras para inscrição no Prouni

A inscrição para o Prouni é gratuita e deve ser realizada pela internet. Nesta etapa, o candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas específicas.

Candidatos que não têm computador em casa podem se dirigir a qualquer instituição de ensino participante do Prouni, pois todas são obrigadas a oferecer acesso gratuito à internet aos candidatos que desejam se inscrever no programa.

Se durante o período de inscrições, o candidato sentir vontade de mudar as opções de curso ou instituição, ele pode fazer. Será considerada válida apenas a última inscrição confirmada.

A classificação acontece de acordo com as notas obtidas no Enem. Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso. Ao todo, são realizadas duas chamadas com prazo para comparecimento dos aprovados. Os mesmos devem, obrigatoriamente, apresentar documentos que comprovem as informações cedidas na ficha de inscrição.

Prouni 2020: Conheça TUDO para ingressar no ensino superior sem pagar nada
Prouni 2020: Conheça TUDO para ingressar no ensino superior sem pagar nada (Imagem: Reprodução / Google)

Segunda chance

Os estudantes que não foram selecionados no processo regular ainda têm mais uma chance para ingressar nas instituições privadas.

Eles devem manifestar interesse em participar da lista de espera, que é usada pelas universidades para convocar esses alunos casos as bolsas pré ocupadas não sejam efetivadas, seja por não comparecimento do aprovado ou pela falta de documentação necessária.

Assim como no processo regular, as chamadas “vagas remanescentes” têm como base as notas obtidas no Enem. Essa etapa também obriga que os candidatos participantes da lista de espera compareçam às respectivas instituições para apresentar a documentação para comprovar as informações prestadas na inscrição.

Os únicos alunos que não podem se candidatar às vagas remanescentes são aqueles que tenham o Termo de Concessão de Bolsa emitido no último processo seletivo regular do Prouni ou que tenha Termo de Concessão de Bolsa Remanescente em sua edição em curso.

Atualmente, as inscrições para as bolsas remanescentes do Prouni estão abertas para estudantes matriculados e não matriculados, e seguem até o dia 30 de setembro deste mês.

AvatarIsabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.