Fies: Passo a passo para você suspender as parcelas durante a pandemia

Os estudantes que possuem contratos do Financiamento Estudantil (Fies) feito por meio do Banco do Brasil (BB), ou da Caixa Econômica Federal, vão poder solicitar a suspensão do pagamento enquanto perdurar o estado de calamidade pública. A situação foi decretada por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus no país.

Fies: Passo a passo para você suspender as parcelas durante a pandemia
Fies: Passo a passo para você suspender as parcelas durante a pandemia (Imagem: Reprodução Google)

Essa medida vale para aqueles que estão em situação de inadimplência com os contratos, antes o dia 20 de março, que foi a data em que o estado de calamidade foi aprovado pelo Congresso Nacional.

Os inadimplentes também podem fazer a suspensão das parcelas, desde que as amortizações devidas até 20 de março sejam de no máximo 180 dias. As parcelas em atraso antes da pandemia não serão suspensas. 

Essas novas condições foram atualizadas pela Resolução nº 39, no dia 27 de julho que foi expedida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação (MEC) que atribui o financiamento para os estudantes para a educação em cursos superiores de instituições de ensino particulares. 

A resolução que foi determinada antes já concedia essa suspensão do financiamento, porém era limitado a quatro parcelas e autorizado para os alunos que estivessem em dia com os pagamentos.

De acordo com o FNDE, cerca de 151 mil estudantes do Fies aderiram ao programa de suspensão do pagamento das parcelas. 

Já nas novas regras, cerca de 1,5 milhão de alunos do Fies, do total de 2,8 milhões que estão no programa, são elegíveis para a suspensão temporária do pagamento. 

Como pedir a suspensão?

  • Banco do brasil

A suspensão já está disponível no BB e pode ser realizado nas agências bancárias. Já no aplicativo do banco, essa ferramenta estará disponível apenas na segunda quinzena de outubro.

De acordo com o Banco do Brasil, essa manifestação pode ser realizada de forma simples, sendo preciso apenas a concordância do estudante por conta das alterações contratuais, na solicitação.

Depois que essa solicitação estiver formalizada não poderá ser cancelado. 

  • Caixa

Os estudantes que possuem contrato do FIES com o banco, já podem pedir a suspensão. Para isso é necessário manifestar o seu interesse pelo site: http://sifesweb.caixa.gov.br

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!