Fies 2020: Inscrições começam dia 6; veja como se inscrever 

Atenção, futuros universitários! O Ministério da Educação publicou no último dia 29 de setembro o edital de abertura de vagas para o Financiamento Estudantil (Fies). As oportunidades são para preencher 50 mil vagas. As inscrições começam em 6 de outubro pelo site do Fies.  

Fies 2020: Inscrições começam dia 6; veja como se inscrever 
Fies 2020: Inscrições começam dia 6; veja como se inscrever (Imagem: arquivo/FDR)

As vagas remanescentes fazem parte do grupo que não foram preenchidas durante o processo seletivo regular. Os candidatos podem concorrer a apenas uma vaga dos cursos que vão estar disponíveis no sistema de inscrição. 

O preenchimento das vagas remanescentes é diferente do processo seletivo regular. Agora, as vagas são preenchidas de acordo com a ordem de conclusão das inscrições do Fies.

Por isso, é necessário estar atento às regras da portaria. As regras completas de participação vão estar no edital quando for publicado. 

Como funciona o Fies

O Fies atua com a disponibilização de financiamento a estudantes que desejam ingressar no ensino superior privado, mas não têm condições de pagar as mensalidades durante o curso. 

A dívida do Fies pode começar a ser paga a partir do momento que o estudante formado encontra um trabalho formal. Com isso, as parcelas da dívida são descontadas diretamente da folha de pagamento.

Diversos fatores são levados em conta na hora de calcular o valor da parcelas. Quesitos como preço das mensalidades, a duração do curso, a renda do estudante, o percentual financiado, por exemplo, são levados em conta. 

Apesar da variação enorme, todas as regras podem ser encontradas no contrato que o estudante faz com o Fies. 

Quem pode participar?

Para participar, é preciso ter realizado alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. A pontuação mínima exigida é de 450 pontos na média do exame. Não pode ter zerado a redação. 

É preciso também ter renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família. E preencher a ficha cadastral no site do Fies. 

Podem concorrer as vagas os candidatos que ainda não estão no ensino superior. Os candidatos que possuem matrícula, mas não tem condição de financiar o curso, podem se candidatar a uma vaga também.

Mais oportunidades e informações sobre o Fies podem ser conferidas em nossa página de Carreiras. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!