App INSS: Remarque sua perícia médica sem sair de casa

O reagendamento de perícias médicas do INSS já está disponível através do aplicativo Meu INSS. O serviço está disponível para os segurados que tentaram o atendimento presencial nas agências, mas não conseguiram por falta de profissionais.

publicidade
App INSS: Remarque sua perícia médica sem sair de casa
App INSS: Remarque sua perícia médica sem sair de casa (Imagem: Reprodução/Google)

Algumas agências do INSS voltaram a funcionar e a atender os segurados e cidadãos para diversos serviços. O mais procurado é a perícia médica que permite o recebimento de benefícios, como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Porém, mesmo com a determinação da volta das perícias, a categoria de médicos peritos resolveu não voltar, já que a maioria das unidades que voltaram a funcionar não tinha passado na vistoria e não possuíam os itens básicos para a prevenção da contaminação de Covid-19.

publicidade

Segundo o INSS, por causa do não comparecimento dos médicos, mais de oito mil perícias agendadas deixaram de ser realizadas. Com isso, a situação da lista de espera só tem piorado cada vez mais.

Porém, nos últimos dias, após novas vistorias e adaptações, a maioria dos médicos peritos, que foram convocados, voltou ao trabalho presencial. Com isso, a opção de reagendamento de perícias médicas foi disponibilizada na plataforma do “Meu INSS”.

Caso não tenha aparecido no seu aparelho, basta atualizar o aplicativo para a nova versão disponível para o celular. Os que ainda tentam marcar a perícia, pela primeira vez, podem agendar também pelo telefone 135.

Passo a passo de como agendar ou reagendar a perícia médica pelo aplicativo ou site do Meu INSS

  • Acesse o aplicativo ou site do “Meu INSS”;
  • Efetue o login na plataforma escolhida;
  • Clique em “Agendar Perícia”;
  • Selecione uma das opções:
    • Perícia inicial;
    • Perícia de prorrogação;
    • Remarcar perícia (reagendamento).
  • Selecione o dia e horário disponível e que você tenha disponibilidade;
  • Finalize o agendamento.

Antecipação do auxílio-doença

Há uma lista de espera enorme para a perícia médica, sendo que 90% são para o pedido de auxílio doença.

publicidade

Por esse motivo, com o intuito de ajudar os trabalhadores e diminuir a lista de espera, o INSS permitiu a antecipação de até um salário mínimo (R$ 1.045) para os solicitantes de auxílio doença.

Para ter esse direito é preciso que o trabalhador solicite o auxílio através do aplicativo Meu INSS, até 31 de outubro, anexando um atestado médico junto ao requerimento feito pelo “Meu INSS”.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.