Veja como fazer a prova de vida do Detran-DF usando o seu celular

O Detran do Distrito Federal está oferecendo a prova de vida através de um aplicativo, com isso, as pessoas não precisam mais ir até o órgão para solicitar a liberação da CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo).

Veja como fazer a prova de vida do Detran-DF usando o seu celular
Veja como fazer a prova de vida do Detran-DF usando o seu celular (Imagem: Reprodução/Google)

Com o aplicativo Detran Digital, disponibilizado pela Diretoria de Tecnologia e Comunicação, é possível fazer a prova de vida. O novo serviço está disponível no Detran-DF. Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal a função é seguro, assim como a presencial.

O aplicativo está funcionando desde o dia 10 de agosto, com o intuito de resolver pendências sem a necessidade de sair de casa. Porém, para instalar o aplicativo era necessário realizar a prova de vida presencialmente.

Porém, essa burocracia agora pode ser feita diretamente no aplicativo. Veja abaixo um passo a passo de como fazer:

  • Baixe o aplicativo Detran Digital;
  • Informe o CPF;
  • Caso o CPF já esteja cadastrado na base de dados do Detran, o aplicativo solicitará a atualização dos dados pessoais;
  • Em seguida, o app irá fornecer a opção de fazer a prova de vida. O aplicativo pede que o usuário utilize a câmera do celular para fazer o registro de fotografias da face;
  • No prazo de 48h, o condutor receberá um e-mail confirmando a autenticidade do rosto registrado e trazendo as orientações para dar continuidade ao cadastro;
  • Ao finalizar o processo, o aplicativo está pronto para ser usado.

Segundo o diretor-geral do Detran, Zélio Maia: “Por enquanto, todas as informações e registros fotográficos estão sendo checados por uma equipe de técnica, mas, até o final do ano, todo este processo será feito por meio de inteligência artificial. A ideia é modernizar o atendimento ao público da Autarquia com recursos tecnológicos avançados, no menor espaço de tempo possível”.

Fábio Souza, diretor de tecnologia do Detran destaca, “Inicialmente, a prova de vida foi feita presencialmente, agora pode ser feita diretamente no aplicativo, então o cidadão não precisa mais se dirigir ao balcão. Mas se, ainda assim, ele preferir ir a um posto, poderá agendar previamente o atendimento no site e realizar o serviço nas unidades. A escolha agora é dele”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.