Detran-DF divulga calendário oficial para licenciamento de 2020

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) anunciou o calendário com as datas de pagamento do licenciamento anual dos veículos de 2020. As datas são de acordo com o final da placa.

Detran-DF divulga calendário oficial para licenciamento de 2020
Detran-DF divulga calendário oficial para licenciamento de 2020 (Imagem: Reprodução / Google)

O Detran-DF divulgou o calendário de pagamento do licenciamento de 2020 através do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na última quinta-feira (03). Os proprietários de veículos com placas que tenham o final 1 ou 2, já terão que pagar o imposto até o dia 30 de setembro.

Os donos de transportes que tenham placas terminadas em 3,4 e 5 possuem um prazo maior para a renovação do licenciamento, sendo até o dia 30 de outubro.

Os veículos com placas com finais 6, 7 e 8 terão até 30 de novembro para pagar. Por fim, as placas terminadas em 9 e 0, até 31 de dezembro.

Para fazer a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é necessário pagar antes o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), o seguro obrigatório DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), multas de trânsito e ambientais caso possua e o licenciamento anual.

Com o pagamento desses impostos o dono do veículo automotor também terá acesso ao CRLV eletrônico (CRLV-e), através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Com ela é possível comprovar a propriedade do veículo.

O Detran informou que os proprietários de veículos reboque, semi-reboque, ou automotor poderão emitir o documento no formato digital diretamente pelo portal do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, desde que esteja registrado no DF.

Os condutores que forem atuados com licenciamento em débito de 2019 e 2020 serão multados. Porém, devido à pandemia de Covid-19, caso não esteja portando o documento de 2019 e a verificação no sistema informatizada não for possível, o fiscal poderá liberar o veículo.

Calendário de renovação do licenciamento de 2020

  • Placas com final 1 e 2 – prazo final até 30 de setembro;
  • Placas com final 3, 4 e 5 – prazo final até 30 de outubro;
  • Placas com final 6, 7 e 8 – prazo final até 30 de novembro;
  • Placas com final 9 e 0 – prazo final até 31 de dezembro.

CRLV-e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito

  • Baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” (disponível para Android e iOS);
  • Faça seu cadastro na Central de Segurança;
  • Informe o código de segurança do CRV, Renavam e placa;
  • Baixe o CRLV-e.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.