Detran DF volta a fazer atendimento presencial nas unidades; saiba como funciona

Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF) suspendeu pelo período de dois meses os atendimentos presenciais. Na última segunda-feira (1), foram retomadas de forma parcial os serviços dos órgãos. 

Detran DF volta a fazer atendimento presencial nas unidades; saiba como funciona
Detran DF volta a fazer atendimento presencial nas unidades; saiba como funciona (Foto: Google)

Essa reabertura parcial das agências do Detran na capital, se deve a um estudo encomendado pelo órgão à Universidade de Brasília, que recomendou uma reabertura gradual dos comércios. Por isso, a quantidade de atendimentos presenciais foi limitado pela metade. 

O órgão adotou cautelas para oferecer os serviços presenciais ao público, de acordo com o diretor-geral do órgão, Zélio Maia.

“Estamos nos baseando na curva de casos positivos. Se não houver uma disparada desses contaminados,vamos aumentar esse percentual gradativamente: para 70%, 80%”, disse. 

Os atendimentos do Detran DF serão realizados apenas com um agendamento que pode ser realizado pelo site ou pelo telefone 154. Cada uma das unidade do Detran vai realizar até 20 atendimentos diários.

Os usuários poderão permanecer pelo período médio de 30 minutos, 15 minutos a mais do que era antes da explosão de casos disseminados pelo novo coronavírus.

O tempo foi calculado para evitar aglomeração de pessoas. “Criamos protocolos. É feito um controle na entrada. O contribuinte só é liberado no horário agendado”, explica Maia.

Após aguardar por dois meses, Afonso Cláudio Silveira, de 59 anos, não demorou nem 30 minutos para transferir um carro para o seu nome no posto do Shopping Popular, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia-Norte). O seu atendimento foi agendado pela internet. “Foi tudo muito bom. Rápido e eficiente. Não demorou nada”, disse o militar residente no Guará em entrevista ao Jornal de Brasília.

Além da transferência, foram retomados os serviços de vistoria, protocolo de requerimento de revisão de multa e recurso, retirada de carros apreendidos no pátio, entrada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), aulas teóricas, leilão de carros, coleta de biometria. Todos haviam sido suspensos. 

O órgão está avaliando a possibilidade de retomar as aulas práticas. Porém, há uma resistência ainda devido ao número de pessoas dentro dos carros: no caso, aluno e professor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!