C6 Bank faz parceria com transporte público e libera pagamento nas catracas

Os cartões de débito e crédito do C6 Bank podem ser usados para pagamento de ônibus e metrô direto na catraca. Os clientes do C6 Bank não precisam carregar dinheiro ou enfrentar fila para comprar o bilhete dos transportes públicos, pois podem usar a tecnologia contactless.

C6 Bank faz parceria com transporte público e libera pagamento nas catracas
C6 Bank faz parceria com transporte público e libera pagamento nas catracas (Imagem: Reprodução/Google)

A novidade é válida para todo o Brasil e faz parte de uma parceria entre a fintech e os meios de transporte público. A tecnologia contactless usa a aproximação para realizar o pagamento, ou seja, o mesmo modelo do Bilhete Único já conhecido pelos brasileiros.

Para usar a ferramenta, os cartões emitidos a partir de julho já possuem essa tecnologia e são aceitos nos metrôs e ônibus de todas as regiões brasileiras que permitem o pagamento usando a bandeira Mastercard.

É importante lembrar que o cliente precisa ter saldo disponível na conta para usar essa função, caso não possua a transação não será realizada.

O C6 Bank informa que nenhuma tarifa adicional será cobrada pelo novo serviço, já que a ideia é oferecer comodidade aos clientes.

Quem possui o cartão de crédito do banco, seja o C6 ou O C6 Carbon, só precisa encostar o cartão no leitor que o valor da passagem é debitado diretamente do limite disponível e será computado na fatura.

Dessa maneira, o cliente pode consultar, através do aplicativo, o seu saldo e os valores pagos com todos os detalhes já conhecidos, como local e horário da transação. A ideia é que o cliente possa realizar esse serviço da forma mais prática e rápida possível.

É importante lembrar que os meios de transportes públicos utilizam aparelhos de cobrança que não oferece a opção de escolha do tipo de pagamento, por isso, o cliente não poderá optar pela forma de pagamento em débito ou crédito.

Porém, o C6 Bank informou que os pagamentos irão funcionar da seguinte maneira: caso o cliente só possua o cartão de débito, o pagamento será debitado sempre nessa função. Por isso, não corre o risco do usuário receber uma conta extra sem ter optado pela mesma.

Os clientes que possuem os dois, ou seja, cartão de crédito e débito, a operação ocorrerá, obrigatoriamente, via crédito.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.