Vacina Covid-19: Veja quanto deve custar duas doses por pessoa

Nesta quinta-feira (8), o Ministério da Saúde apresentou os detalhes do acordo que fez com a aliança global de países, para que assim possa ter acesso a uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).

Vacina Covid-19: Veja quanto deve custar duas doses por pessoa
Vacina Covid-19: Veja quanto deve custar duas doses por pessoa (Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo)

Serão necessárias duas doses da vacina para garantir a imunidade das pessoas, isso vai custar cerca de 21 dólares, ou seja, cerca de 117 reais. As vacinas serão financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na última semana, o governo editou a medida provisória para que fosse liberado cerca de 2,5 bilhões de reais para que o Brasil pudesse aderir ao Covax Facility, que é o consórcio global de governo e fabricantes para poder impulsionar o desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus. 

Essa adesão permite também o acesso ao portfólio de cerca de 9 vacinas que estão em desenvolvimento, e acesso as outras que ainda estão sendo analisadas.

Além disso, o governo firmou uma parceria para ter acesso a cerca de 100 milhões de doses no primeiro semestre do próximo ano.

Essas doses foram negociadas diretamente com o laboratório AstraZeneca, que também faz parte desse consórcio mundial.

Por conta da aliança, o governo reservou cerca de 40 milhões de doses capazes de imunizar cerca de 20 milhões de pessoas, isso corresponde a apenas 10% da população do país.

O Ministério da Saúde determinou que essas primeiras doses sejam aplicadas em 3 grupos de risco: pessoas com mais de 80 anos, trabalhadores da saúde e com doenças pré-existentes.

Porém essa definição de quem vai receber a vacina primeiro, depende de uma aprovação de Câmara Técnica que vai definir quais serão os critérios. A expectativa é que a vacina comece a ser aplicada no primeiro trimestre de 2021.

Em uma entrevista coletiva, realizada nesta quinta-feira (8), o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco disse que talvez a vacina atrase um pouco.

“Como a vacina ainda passa por um processo de validação, existe sim uma possibilidade de atraso”. 

Franco completou que o calendário vai depender do registro que será realizado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária.