Montadoras de automóveis registram crescimento de 4,4% em setembro

Segundo os dados publicados nesta quarta-feira (7) pela Anfavea, entidade representante da indústria brasileira de automóveis, cerca de 220,2 mil unidades saíram das linhas de montagem. No mês de setembro subiu 4,4% a produção de veículos das montadoras em comparação com o mês anterior. As informações da produção incluem carros de passeios a utilitários leves, caminhões e ônibus. Saiba mais.

Montadoras de automóveis registram crescimento de 4,4% em setembro
Montadoras de automóveis registram crescimento de 4,4% em setembro (Foto: Google)

Com o aumento, a produção de veículos foi a maior em dez meses, o que aponta uma melhora no setor após os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. Desde novembro de 2019, quando as montadoras registraram a produção de 227,5 mil unidades, a fabricação de veículos não atingiu um patamar muito alto.

Produção de veículos foi afetada pela pandemia

Porém, mesmo com a recuperação do setor, a produção está caminhando gradativamente relacionada ao ano anterior, devido a pandemia do Covid-19. Frente a setembro de 2019, a produção de veículos obteve uma baixa de 11%

No acumulado deste ano até o mês de setembro, a produção de 1,33 milhão de automóveis equivale-se a um recuo de 4,1% em comparação aos primeiros nove meses de 2019. 

Quanto aos segmentos, a produção de carros de passeios e utilitários leves, como por exemplo picapes e vans, teve um aumento de 3,4% em relação do mês de setembro com agosto, registrando 208,8 mil unidades em setembro. No mesmo mês em 2019, houve uma baixa de 11% no segmento.  

A produção de 1,96 mil ônibus significou um avanço de 14,3% comparado com agosto. Frente a setembro de 2019, a produção de coletivos teve queda de 18,8%.

Cenário da venda de veículos novos

As vendas de veículos novos no território nacional tiveram no mês de setembro, o mesmo volume de 2020, com 207,7 mil unidades licenciadas, um aumento de 13,3% em relação a agosto. Os dados levam em consideração carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Apesar da alta na venda de veículos, o mercado continua abaixo do padrão pré-pandemia. Comparado com setembro de 2019, as vendas caíram 11,6%. No acumulado do ano até o nono mês, a diminuição foi de 32,3%, com 1,37 milhão de veículos vendidos, conforme a Anfavea. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!