Matrícula escolar 2021: Veja quais estados já estão recebendo inscrições

PONTOS CHAVES

  • Mesmo sem data para retorno, pais antecipam matrícula
  • Atividades presenciais são facultativas na Bahia
  • Em Minas Gerais, renovação de matrícula deve ser realizada pela internet
  • São Paulo oferece “4º ano do Ensino Médio” na rede estadual
  • Em Manaus, o período de renovação de matrículas já começou

As escolas da Bahia, Minas Gerais e São Paulo já se preparam para o ano letivo de 2021, mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Mesmo com a mudança das aulas presenciais para as aulas remotas, o período de matrícula já começou nesses três estados. Em paralelo, o Conselho Nacional de Educação (CNE) prepara novas regras para um retorno seguro.

Matrícula escolar 2021: Veja quais estados já estão recebendo inscrições
Matrícula escolar 2021: Veja quais estados já estão recebendo inscrições (Imagem: Reprodução / Google)

Como manda a tradição na Bahia, o mês de outubro é mês de matrícula dos estudantes.

Mesmo sem data definida para o início do ano letivo em 2021, instituições de ensino de Salvador e Lauro de Freitas se preparam para receber o recadastramento ou novo cadastro dos alunos.

Para a retomada, porém, independente da data marcada, as instituições entram em um consenso: o respeito às medidas sanitárias impostas pelas autoridades.

Elas incluem uma série de medidas como uso obrigatório de máscaras por funcionários, professores e alunos, aferição de temperatura nas portas da escolas, maior ventilação e distanciamento entre pessoas, além de disponibilização de álcool em gel em diferentes pontos das instituições para higienização das mãos.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Paulo Gabriel Nacif, as instituições de ensino terão autonomia para manter as atividades remotas. Ou seja, é uma decisão facultativa de cada gestor.

“Enquanto perdurar a pandemia, nós temos uma resolução que determina que a escola pode adotar o modelo remoto. Nada impede que a matrícula para o ano que vem adote os mesmo moldes”, explicou.

Para realizar as inscrições para matrícula 2021 nas escolas da Bahia, clique aqui.

Mineiros estão aptos à renovação de matrícula

Para os estudantes de Minas Gerais, no sudeste, o período de renovação de matrícula começa na sexta-feira (9) e vai até o último dia deste mês. Em função da pandemia da covid-19, especificamente neste ano, o processo deve ser feito, obrigatoriamente, pela internet.

Alunos e responsáveis que não tiverem acesso à internet devem entrar em contato com a instituição de ensino por telefone, mensagem ou outros meios disponíveis dentro desse mesmo período para realizar o recadastramento.

Após a conclusão da matrícula, a escola deverá marcar com os responsáveis um dia para ida presencial na instituição quando devem ser apresentados os documentos que comprovem o recadastramento.

Já os alunos que pretendem ingressar em uma nova instituição de ensino em Minas Gerais, devem aguardar o período de abertura das matrículas, que acontece no mês de novembro.

Matrícula escolar 2021: Veja quais estados já estão recebendo inscrições
Matrícula escolar 2021: Veja quais estados já estão recebendo inscrições (Imagem: Reprodução / Google)

São Paulo

As matrículas para alunos que fazem parte da rede estadual de ensino de São Paulo também devem ser realizadas pela internet.

Segundo o governador João Doria, são oferecidas duas plataformas: o aplicativo Minha Escola SP, disponibilizado gratuitamente para os sistemas Android e iOs, ou pelo site da Secretaria Escolar Digital (SED).

“Para os alunos que ainda não fazem parte da rede estadual, o prazo da matrícula vai até o dia 30 de outubro. Os pais e interessados podem procurar qualquer escola estadual, a diretoria de ensino ou os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo”, explicou Doria.

No ato de matrícula também é permitido adicionar oportunidades oferecidas pela Secretaria de Educação, como cursos de idiomas ou o 4º ano opcional do Ensino Médio, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

“O ano de 2021 será um grande desafio para todas a áreas. Na educação, não será diferente. Precisamos fazer a busca ativa dos alunos para o último bimestre de 2020, que começa neste mês.

E engajar todos os nossos estudantes e seus responsáveis para realizarem as matrículas para o ano que vem. Não podemos deixar nenhum aluno para trás”, destacou o Secretário de Educação do estado, Rossieli Soares.

Matrículas Manaus-AM 2021

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta quinta-feira (8), o recadastramento dos alunos matriculados na rede municipal de ensino.

A ideia é identificar os estudantes que permanecem na rede municipal de ensino e estão tendo aulas por meio do projeto “Aula em Casa”. Além disso, a prefeitura também informou que já está focada no planejamento do ano letivo em 2021.

De acordo com o órgão, os gestores das escolas entrarão em contato com os pais ou responsáveis dos alunos até sexta-feira, 16/10. Caso não recebam a ligação, os responsáveis precisarão procurar a unidade escolar com os documentos do aluno.