Rematrícula escolar MG 2021: Pais e alunos podem fazer cadastro online amanhã (9)

Pensando em garantir a saúde de todos, a rematrícula escolar de 2021 para a rede estadual de Minas Gerais acontecerá, visando evitar aglomerações e aumentar o contágio do Covid-19, de forma totalmente online.

Rematrícula escolar MG 2021: Pais e alunos podem fazer cadastro online amanhã (9)
Rematrícula escolar MG 2021: Pais e alunos podem fazer cadastro online amanhã (9) ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Resolução SEE 4.421 publicada em setembro estabelece que os responsáveis pelos estudantes da rede estadual de Minas Gerais possam fazer renovação e a matrícula de modo virtual.

Direito assegurado

Essa mesma Resolução sobre a rematrícula escolar também assegura aos estudantes mineiros a continuidade dos seus estudos.

“Art. 3º – O estudante que já se encontra matriculado em 2020 na escola estadual e que dará continuidade aos estudos em 2021 terá assegurado o direito de permanência na mesma unidade escolar, desde que haja turmas previstas para o ano de escolaridade subsequente ou, nos casos de retenção, para o mesmo ano de escolaridade que cursou”, diz o texto da resolução.

Em caso de na unidade escolar atual do aluno não ter o ano de escolaridade que ele vai cursar em 2021, ele precisa realizar um cadastro no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula – SUCEM.

Como proceder?

Os responsáveis (ou o próprio aluno, caso seja maior de 18 anos) precisam acessar o site para matrícula escolar de Minas Gerais  entre 9 e 30 de outubro de 2020. No entanto, é preciso saber o número de matricula do aluno para ter acesso ao serviço.

Caso os pais não saibam esse dígito, basta recuperá-lo clicando em Recuperar número de matricula do aluno.

Vai ser preciso identificar o estudante por meio de seus dados pessoais (escola em que está matriculado, seu nome, data de nascimento, nome dos pais ou responsáveis que estão registrados na escola) e então o número ficará disponível.

O processo estará concluído quando um comprovante de renovação em formato PDF for gerado.

Nesse momento não será possível efetuar transferência escolar, apenas em novembro essa opção estará disponível, provavelmente também de modo virtual.

Para aquelas pessoas que não possuem acesso à internet a alternativa é entrar em contato com a própria instituição escolar para que o estudante não perca sua vaga.

Volta as aulas em Minas Gerais

As aulas presenciais que haviam sido liberadas pelo governador na última semana seguem suspensas no estado, seguindo a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Acompanhe a seção Carreiras do FDR e saiba mais sobre educação no Brasil.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.