Ibovespa Futuro abre o dia com oscilações em decorrência do noticiário político dos EUA

Nesta sexta-feira (9), o Ibovespa Futuro abriu em alta com a atenção dos investidores voltada à retomada do diálogo entre democratas e republicanos sobre um pacote de estímulo trilionário à economia americana.

Ibovespa Futuro abre o dia com oscilações em decorrência do noticiário político dos EUA
Ibovespa Futuro abre o dia com oscilações em decorrência do noticiário político dos EUA (Foto: Google)

Cenário internacional

Na véspera , o chefe de gabinete de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos, tuitou que a democrata e o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, dialogaram por 40 minutos e o secretário se manifestou desejando que o presidente norte-americano Donald Trump estabelecesse um acordo

A conversa foi acertada após a afirmação de Pelosi, que decidiu não apoiar um resgate das companhias aéreas dos Estados Unidos sem um pacote de estímulos mais abrangente

O presidente dos EUA reacendeu as esperanças de um pacote de estímulos nesta quinta-feira (8), quando disse para a Fox News que conversas entre a Casa Branca e o Congresso estão de volta. A declaração foi feita alguns dias após Trump ter anunciado através do Twitter que haveria a suspensão das negociações até as eleições de novembro.

O dólar futuro com vencimento em novembro registrava perdas de 0,49%, a R$5,579.

Cenário nacional

No Brasil, a falta de clareza por parte do governo em relação a medidas econômicas está sendo analisada pelas agências de classificação de risco, e pode ocasionar em um rebaixamento da nota do país.

Na quinta-feira (8), Livia Honsel, a analista principal para o país da S&P Global Ratings, relatou à Folha que a falta de visibilidade a partir de 2021 poderia acarretar a agência a rever a trajetória fiscal e começar a assumir uma situação de dívida maior, com riscos mais altos sobre a nota.

Com o alerta da S&P, os investidores estão aguardando definições que possam impactar a economia. O relator do Renda Cidadã, Márcio Bittar (MDB-AC), deixou a apresentação da proposta para depois das eleições, que serão feitas no mês de novembro.

Às 09h15 (horário de Brasília), o índice futuro para o mês de outubro tinha leve alta de 0,17%, aos 97.835 pontos.

Nos juros futuros, o DI para janeiro de 2022 diminuiu um ponto-base a 3,22%, o DI para janeiro de 2023 recua dois pontos-base a 4,68%, o DI para janeiro de 2025 tem baixa de quatro pontos-base a 6,57% e o DI para janeiro de 2027 varia negativamente de cinco pontos-base a 7,53%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!