Clientes do Caixa TEM iniciam cadastro da chave PIX; veja como fazer

Atualizações em plataformas financeiras. Nessa semana, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, informou que mais de 1 milhão de pessoas já se cadastraram no PIX, novo modelo de pagamento da instituição. Ainda de acordo com ele, parte significativa do grupo representam clientes do Caixa Tem, poupança digital desenvolvida para liberar os valores do auxílio emergencial. 

Clientes do Caixa TEM iniciam cadastro da chave PIX; veja como fazer (Imagem: Google)
Clientes do Caixa TEM iniciam cadastro da chave PIX; veja como fazer (Imagem: Google)

O lançamento do PIX promete modificar os programas financeiros nacionais. Desenvolvido pelo Banco Central, a plataforma permitirá que os cidadãos façam saques e transferências sem precisarem ir até uma agência bancária.

Para quem é usuário do Caixa Tem, a nova modalidade é uma ótima oportunidade de antecipar as transações.  

De acordo com Guimarães, a instituição está esperando que a grande maioria dos cadastrados no Caixa Tem utilizem o PIX para fazerem pagamentos e transferências.

No entanto, ele ressalta que o banco está ciente de que precisará reforçar seu atendimento presencial, tendo em vista que há uma porcentagem que não tem familiaridade com operações digitais.  

Até a noite dessa terça-feira (06), o Banco Central registrou o cadastro de 10,149 milhões de chaves de usuários no Pix. 

É válido ressaltar que, cada usuário pode conectar até 5 chaves para uma mesma conta, sendo ela individual. No caso de pessoas jurídicas, o limite é de 20 chaves.  

Utilidades do Caixa Tem 

Para os novos usuários que ainda estão se familiarizando com o Caixa Tem, a ferramenta funciona como uma conta poupança digital. Por meio dela é possível receber depósitos, fazer saques e transferências bancárias.  

Seus clientes podem ainda realizar pagamentos de boletos e têm acesso a um cartão de débito digital que deve ser utilizando tanto para compras em sites, como em estabelecimentos que trabalhem com leitura de QR Code 

Sobre o PIX  

Trata-se de um meio de pagamento eletrônico lançado no último dia 5 pelo Banco Central. Ele permite que os usuários criem chaves de transação (intituladas de chaves PIX) podendo cadastra-las através da utilização do número do CPF, telefone, endereço ou e-mail.  

Ao elaborar as chaves, os clientes passam a ter acesso a transações financeiras sem precisar comparecer a um banco. Os depósitos ou saques podem ser feitos diretamente pelo app em pontos parceiros. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.