Caixa Tem foi responsável pela abertura de 33 milhões de novas contas bancárias

Estudos feitos pela Caixa Econômica Federal mostram que mais de 33 milhões de brasileiros não tinham acesso a contas bancárias. Nessa semana, o presidente da instituição financeira concedeu uma entrevista para o jornal Estadão, falando sobres os feitos da pandemia do novo coronavírus. Ao explicar o funcionamento do Caixa Tem no auxílio emergencialPedro Guimarães afirmou que dos 48 milhões de brasileiros contemplados, apenas 15 milhões tinham registro em banco.  

Caixa Tem foi responsável pela abertura de 33 milhões de novas contas bancárias (Imagem: Google)
Caixa Tem foi responsável pela abertura de 33 milhões de novas contas bancárias (Imagem: Google)

auxílio emergencial vem sendo ofertado desde o mês de abril para os cidadãos de baixa renda que não tenham vínculo empregatício ou demais benefícios do governo. Para poder fazer seu pagamento, a Caixa precisou criar uma conta bancária digital (Caixa Tem) com a finalidade de otimizar os depósitos.  

Desse modo, a instituição pode averiguar que 33 milhões de brasileiros não tinham conta em banco e passaram a ser contemplados através do Caixa Tem.

Guimarães comemorou, afirmando que apesar da situação negativa, foi possível renovar os processos de inclusão bancária em todo o país.  

— A gente conseguiu gerar 33 milhões novos clientes, do ponto de vista de inserção social e digital. São contas gratuitas, pelas quais é possível fazer transferências, pagamentos de contas, pagamentos de boletos. E vão continuar valendo após a pandemia, podendo sacar nos terminais de autoatendimento. Ou seja, o cidadão pode fazer basicamente tudo. Apenas se houver miuito consumo, vai passar a pagar as tarifas normais, já que essa conta foi criada com a hipótese de que o público é pessoas mais humildes —declarou Pedro Guimaraes. 

Novo programa de microcrédito será lançado 

De acordo com ele, esse processo só foi possível a partir da flexibilização do recolhimento de dados. A decisão foi apoiada pelo Banco Central, sob a justificativa de que o momento de pandemia permitiria a agilização das validações bancárias.

Mediante os resultados, o BC e a CEF agora irão trabalhar para lançar um novo programa de microcrédito com foco nesse grupo de clientes.  

— O microcrédito era um projeto sobre o qual estávamos debruçados já antes da pandemia. Mas discussão que tínhamos internamente era de que não seria economicamente possível e rentável realizar operações de empréstimo de R$ 100 ou R$ 200 utilizando nossa base de agências, nem os lotéricos. A única maneira era via um aplicativo, o que acabamos desenvolvendo agora. Então a questão da solução via contas digitais acelerou em anos o projeto principal que tínhamos na Caixa — contou Guimarães. 

De acordo com o presidente, a expectativa é que o novo serviço passe a funcionar a partir de fevereiro de 2021.  

— Essas pessoas, antes, quando precisavam de dinheiro, tomavam em agiotas ou financeiras, com juros de até 20% ao mês. Após a pandemia, vamos lançar um grande programa de microcréditos, utilizando essa conta digital, e colocá-lo por uma fração pequena do que se cobrava antes dessas pessoas. Vai ser algo muito diferenciado. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.