Governo prevê volta das aulas presenciais este mês em Santa Catarina

Estudantes de Santa Catarina poderão retornar as atividades presenciais. Nessa semana, o governo do estado informou que dará início ao processo de retomada estudantil dos alunos da rede pública e privada. De acordo com o informe liberado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), as aulas nas escolas voltarão a ocorrer a partir do próximo dia 19. Para isso, será necessário cumprir uma série de regras.  

Governo prevê volta das aulas presenciais este mês em Santa Catarina (Imagem: Google)
Governo prevê volta das aulas presenciais este mês em Santa Catarina (Imagem: Google)

Após meses com as portas fechadas, as escolas de Santa Catarina deverão voltar a funcionar presencialmente. Segundo a determinação da administração pública, poderão reabrir apenas as instituições localizadas nas regiões com uma baixa zona de risco de infecção do covid-19. Até o momento, cerca de cinco cidades estão aptas.  

Até o momento, não foram liberadas as normas e demais informes sobre o processo de reabertura. De acordo com a secretaria de educação, uma portaria deverá ser publicada até o fim do dia para explicar os protocolos de segurança.  

Professores treinados  

O estado informou ainda que, os professores da rede pública já receberam o cronograma e orientações necessárias para o retorno nas instituições.

A partir do dia 13, os educadores voltarão as escolas para realizarem treinamentos a fim de testar as medidas aplicadas. Somente após uma semana é que receberão os alunos.  

Ensino médio tem prioridade 

Inicialmente, só poderão assistir aula presencialmente uma parcela dos alunos do ensino médio. Os demais, continuarão pelas plataformas digitais e deverão retornar entre o mês de novembro e dezembro.  

Já na rede privada, os diretores das instituições terão liberdade de escolher se adotaram a medida de reabertura ou não. Grande parte das escolas se adaptaram ao modelo digital, ofertando aulas por plataformas como o google meet.  

A expectativa é que mais de 12,2 mil alunos da rede pública voltam as salas de aula, sendo todos do terceiro ano do ensino médio. Até o mês de dezembro, o governo do estado espera ter uma retomada das escolas em 26% dos 524 mil matriculados na rede. 

Antes de reabrirem as portas definitivamente, a gestão pública irá realizar outro monitoramento do mapa de risco do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), ao menos duas vezes.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.